Atividades do cotidiano são levadas para aula de Inglês em escola de São Mateus

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.07.2019

A influência da Língua Inglesa no cotidiano das pessoas é o que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nestor Gomes, em São Mateus, tem mostrado durante as aulas. O projeto “English Everywhere” mostrou como palavras em inglês estão presentes na rotina das pessoas.  Por meio de recortes de jornais e revistas, além de palavras retiradas de outdoors, nomes de lojas e propagandas de TV e jornais, os alunos da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram álbuns ilustrativos e criativos sobre o tema.

A iniciativa foi organizada pelo professor da disciplina, Luciano Trevizani; pelo pedagogo da unidade, José de Ribamar dos Santos Pereira; e pela coordenadora de turno Marivânia Aparecida Silva. O objetivo da atividade foi compreender e valorizar o conhecimento em Língua Inglesa no cotidiano, que os professores defendem, ser indispensável no processo de comunicação global e sucesso profissional, perceptível pelo avanço tecnológico, à globalização e ao intercâmbio entre povos e culturas.

No primeiro momento, os estudantes realizaram as pesquisas e perceberam a influência da Língua Inglesa no cotidiano. Ao olharem com um pouco mais de atenção, notaram como o inglês invadiu o repertório linguístico e o espaço de vivência deles. Em seguida, os estudantes fizeram a leitura do texto “I hate mustard”, que possibilitou trabalhar a oralidade e, simultaneamente, a gramática. 

A culminância ocorreu por meio da montagem de uma mesa contendo os ingredientes que compõem um hot-dog e outros que fazem parte de um lanche da tarde. Os alunos foram convidados a indicar, através de plaquinhas, os nomes de cada item que compunha a mesa. Foi feita a leitura do texto de forma circular e, no encerramento, foi degustado o hot-dog.

A realização das atividades, segundo o professor e o pedagogo, visou à valorização da disciplina, de modo que os estudantes interagiram e participaram da comunicação global como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e necessidades linguísticas, efetivando com sucesso o processo ensino-aprendizagem.