Atividades com bioconstrução em escola da Bahia tornam ambiente mais atraente

Sustentabilidade

22.02.2017

Estudantes e professores do Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), têm tornado o ambiente escolar mais bonito e estimulante para a busca do conhecimento. As lições de sustentabilidade e bioconstrução, aprendidas em sala de aula, são aplicadas na infraestrutura da escola. 

No quintal, antes subutilizado, a comunidade escolar trabalha na construção de uma sala de artes, após ter criado uma horta. “[As pessoas dizem] que é apenas uma horta. Mas não é. Aqui eu posso aprender muitas lições para minha vida”, afirma a estudante Ana Priscila.  

As intervenções contribuíram para que os desejos da comunidade fossem atendidos. “Nos reunimos para consultar a comunidade sobre qual seria a escola dos sonhos. Todo mundo queria uma escola que tivesse vida, arte, cultura, horta e jardim. Uma escola que fosse agradável”, afirma a gestora da instituição, Maria Aquino.

O protagonismo juvenil no Colégio Estadual Alaor Coutinho é tema de vídeo da série Educar Para Transformar, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom). Assista.