Centro de Excelência Atheneu Sergipense realiza simulação escolar da Assembleia Geral das Nações Unidas do Brasil

Sergipe

24.05.2023

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense realiza nos dias 26, 27 e 29 a edição de 2023 do Atheneu ONU, a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina. O evento reúne estudantes, professores, membros do Poder Público e autoridades para debater temas globais e nacionais, a exemplo de Simone Tebet (ministra de Estado do Planejamento e Orçamento) e Tábata Amaral (deputada federal). 

Neste ano, o evento também contará com a presença não só de alunos do Atheneu, mas também de todas as redes de ensino públicas e particulares, previamente inscritos. Na simulação, os estudantes ocuparam seu lugar de fala como chefes de Estado, protagonizando reivindicações mundiais e demonstrando preocupações com temas que impactam a humanidade. Na edição deste ano os estudantes representarão países como Inglaterra, Brasil, Austrália, Rússia, China, Estados Unidos, África do Sul e Egito, desempenhando funções diplomáticas, relações internacionais e políticas.

O Atheneu ONU acontecerá em três momentos. O primeiro ocorrerá na sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 8 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Poder Legislativo e Poder Executivo, alunos representando chefes de estado e o corpo diplomático.

O segundo momento, no sábado, dia 27, acontecerá no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, com a simulação de comitês (COP 28, Unicef, UniC, ACNUR e Metrópoles), com cerca de 30 alunos em cada sala, representando diferentes séries e escolas. Pela manhã, será feita a leitura do Documento de Posição Oficial (DPO) de cada país e o debate sobre o tema "O papel da ONU no combate à polarização". Já pela tarde haverá a visita de consultores especializados em cada tema e a redação de propostas de intervenção e negociação para encontrar soluções das problemáticas apresentadas.

Na segunda-feira, dia 29, a partir das 8 horas, no Teatro Atheneu acontecerá a mesa de encerramento do Atheneu ONU, com a mesa composta apenas por mulheres sergipanas com representatividade na política, educação, assistência social e relações internacionais. Na ocasião será feita a leitura de todas as proposições debatidas pelos alunos durante a simulação, e cada especialista e o chefe de estado assinarão as resoluções como testemunhas.

Atheneu ONU

Evento que já é considerado tradição do protagonismo estudantil sergipano, o Atheneu ONU já está na quinta edição. Trata-se de uma proposta de metodologia ativa idealizada pelo professor Yuri Norberto, alunos e toda a comunidade escolar, que propicia o encontro de diversas lideranças políticas e sociais de Sergipe que atendem ao convite dos próprios estudantes do Centro de Excelência Atheneu Sergipense.

“A cada ano é grande a expectativa dos estudantes pela realização do Atheneu ONU. O deste ano tem um gosto especial porque vamos receber alunos de diversas instituições que sempre quiseram estar conosco. É um evento democrático e transformador, que faz com que os estudantes discutam temas evidentes em diversos países e encontrem as soluções. É um verdadeiro exercício de cidadania que proporciona aos participantes a reflexão de que é preciso estudar política pública na escola”, afirma o professor Yuri Noberto.

Venha participar conosco!

O quê? Atheneu ONU 2023 – Maior simulação escolar da Assembleia Geral das Nações Unidas do Brasil

Datas e locais: 

Dia 26 de maio (sexta-feira): das 8h às 11h no auditório do Tribunal de Justiça 

Dia 27 de maio (sábado): das 8h às 16h, Centro de Excelência Atheneu Sergipepense.

Dia 29 de maio (segunda-feira): das 8h às 10h30, no Teatro Atheneu.