Até 30 de julho Educação Escolar Indígena é pauta da I Jornada Pedagógica

Roraima

26.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Começou nesta segunda-feira, 26, e segue até a próxima sexta-feira, 30, a I Jornada Pedagógica Educação Escolar Indígena com o tema “Construindo relações críticas e reflexivas no contexto da escola”.

O evento será virtual, por meio do canal do Ceforr no YouTube (@CEFORR- Roraima). Promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), será um momento para debates, discussões e aprimoramento da prática escolar nas escolas indígenas, a partir de rodas de conversa, apresentação de material didático e palestras.

“Tenho certeza do sucesso dessa jornada, com a contribuição dos profissionais de nosso Estado e das outras unidades da Federação. É superando desafios com diálogo, críticas e decisão que conseguimos atuar e fazer educação em cada canto desse Estado”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Ainda em seu discurso de abertura a secretária citou o concurso público específico e diferenciado com a oferta de mil vagas para a educação indígena, como um dos avanços na área e adiantou que o edital será divulgado em breve.

A Jornada Pedagógica é organizada pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) e a programação acontece pela manhã e tarde, com transmissão no canal do YouTube.

Temas da Jornada

A Jornada é voltada para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores que atuam diretamente na educação escolar indígena.  Ao longo da semana vários temas serão abordados nas palestras e rodas de conversa, entre eles: “A criança indígena na escola da cidade''; “Planejamento do cotidiano escolar a partir de práticas interculturais”; “Território e territorialidades indígenas” e “Situações sociolinguísticas”.

Além disso, professores também apresentarão o material didático produzido por escolas indígenas, como a Escola Estadual Indígena Riachuelo (Comunidade Sucuba – Alto Alegre), Escola Estadual Indígena Vovô Leonardo Gomes (Comunidade Alto Arraia – Bonfim), Escola Estadual Indígena Antonio Dias de Souza Cruz (Comunidade Pium – Alto Alegre), entre outras.

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2020, em Roraima existem 249 escolas indígenas e 17.149 alunos matriculados.

Ainda dá tempo de fazer a inscrição

Os professores que ainda não se inscreveram e que desejam participar da Jornada Pedagógica podem efetuar a inscrição até a meia-noite desta terça-feira, 27 de julho. As inscrições são realizadas de forma gratuita, exclusivamente pela internet, por meio do link https://forms.gle/AQFbKSLUbRkBaYzM7.