Articulador do Selo Unicef no Tocantins define agenda de atuação em parceria com secretarias do Governo

Tocantins

21.06.2023

Com o objetivo de criar estratégias e monitorar a efetividade das políticas públicas em favor da qualidade de vida de crianças e adolescentes, o secretário de Estado da Educação e articulador do Selo Unicef no Tocantins, Fábio Vaz, reuniu-se, na última terça-feira, 20, com gestores públicos estaduais e equipe de atuação do Selo Unicef. O encontro faz parte da agenda do Selo Unicef na execução das atividades e no monitoramento de indicadores sociais que colaborem com o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No Tocantins, 99 municípios aderiram ao Selo e assumiram o compromisso de manter políticas públicas em prol da infância e da adolescência. A proposta objetiva estimular avanços e reconhecer ações positivas na garantia dos direitos de crianças e de adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. 

De acordo com Fábio Vaz, os próximos passos visam iniciar a implementação das estratégias de engajamento nas pastas do Governo, buscando a mobilização dos gestores estaduais e municipais para alcançar as metas estabelecidas. “A partir das reuniões com os gestores, ficou definida a equipe de cada Pasta, as estratégias e atividades a serem realizadas. Iremos monitorar os índices e acompanhar o andamento das atividades que permitirão o protagonismo do Tocantins. A sincronia de todos é fundamental para alcançarmos resultados positivos” destacou Fábio Vaz. 

A articuladora social do Selo Unicef, Edilene Borges Marinho, que atua no auxílio da implementação do Selo Unicef no Estado, por meio do Instituto Peabiru, reforçou a fala do articulador do Selo Unicef. "Precisamos buscar o fortalecimento das ações e o alcance das metas de cada indicador da saúde, educação, da assistência social e demais áreas", enfatizou.

A expectativa do secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, é positiva. “O Selo traz uma referência nacional de avanços nos indicadores sociais, da saúde e da educação. A população será a maior beneficiada, e a união das secretarias fará toda a diferença para alcançarmos os índices que propomos”. 

No âmbito educacional, o combate ao abandono e à evasão escolar são algumas das propostas estabelecidas. Na área da saúde, os principais eixos que serão trabalhados serão gravidez na adolescência, cobertura vacinal e saúde da primeira infância. A área social também é um dos eixos principais.

Conforme o secretário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, a qualificação profissional será intensificada, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Vamos colaborar com indicadores em dois eixos, a área social e a capacitação para o mercado de trabalho, por meio do Sine”.

Participação 

Participaram das reuniões, que aconteceram individualmente com cada gestor do Estado, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; a secretária executiva da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Cristiane Freitas; o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, juntamente com o secretário executivo, Hélio Marques.

Revisão Textual: Liliane Oliveira

Nicéia Menegon / Governo do Tocantins