O ministro da Educação, Henrique Paim, e o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, abrem a Reunião Ordinária do Consed, na Chapada dos Guimarães-MT
A articulação do Sistema Nacional de Educação e todos os desdobramentos da aprovação do Plano Nacional de Educação serão debatidos na III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, na Chapada dos Guimarães-MT. A cerimônia de abertura contou a presença do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa e o ministro da Educação, Henrique Paim, que abriram oficialmente o encontro. Estão presentes nesta reunião representações e secretários de Estado de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal.
A Reunião Ordinária do Consed tem como tema central o debate as perspectivas da educação para a próxima década, após aprovação do PNE. No primeiro dia de atividade, estão previstos debates e palestras sobre o Sistema Nacional de Educação e os elementos constitutivos; No segundo dia, as discussões serão concentradas na Base Nacional Comum e a valorização dos profissionais de educação.
A professora Maria Nilene Badeca da Costa, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, destacou que a gestão do Consed tem priorizado parcerias com os diversos atores da educação brasileira, no intuito, de ampliar possibilidades e iniciativas para a educação brasileira e “tem buscado uma consolidação do Sistema Nacional de Educação – A Undime e o MEC são parceiros estratégicos neste objetivo”. A secretária elencou os temas da agenda, destacando que a prioridade é “a constituição de um sistema nacional de Educação, que contemple as diferenças do país, mas que também seja capaz de transformar o ensino”.
Para Nilene Badeca, o Sistema Nacional de Educação “é o grande desafio de nós gestores da educação - criar um Sistema Nacional de Educação que supere as desigualdades do país, reflita nossa realidade, mas permita, ao mesmo tempo, transformá-la. Um modelo que possibilite a definição de parâmetros nacionais de qualidade possíveis e adaptados às diferenças regionais do Brasil”.
A anfitriã e secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Almeida Sandes, destacou que com a aprovação do PNE, o Brasil vai desencadear as ações de Base Nacional Comum, avaliação e formação dos profissionais.
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que a execução das ações do Plano Nacional de Educação, numa articulação nacional será um grande esforço de todos e teremos a oportunidade de definir claramente as ações a serem executadas dentro das metas dos próximos 10 anos”. Paim mencionou, enquanto destaque, o fato do estado do Mato Grosso estar com o Plano Estadual de Educação em sintonia com o PNE.
Prioridade da atual gestão do Ministério da Educação, a formação inicial e continuada de professores, foi novamente defendida pelo ministro Paim, que reafirmou a necessidade de “enfrentar a questão da qualificação do profissional, que perpassa pela questão da remuneração, da qualificação continuada, mas também pela formação consoante com o currículo da Base Nacional Comum”.
O govenador Silval Barbosa destacou que a Reunião do Consed, que acontece pela segunda vez em Mato Grosso, e afirmou que as políticas implementada no estado já dão resultados colocando o Mato Grosso como uma referência nacional, “pois foi o primeiro estado que aprovou e sancionou o Plano Estadual de Educação junto com o Conselho de Políticas Públicas com 17 pontos como meta”. O governador também destacou a aprovação, pela Assembleia Legislativa (AL-MT), do Plano de Carreira do Magistério, sendo específico nos investimentos na renovação e ampliação da frota de ônibus escolar e da climatização das salas de aulas. O governador desejou êxito a todos e que “a reunião enriqueça e fortaleça os laços entre todos que trabalham na educação”.
Também participam do evento o presidente do FNDE, Romeu Caputo; a presidente da Undime, Cleuza Repulho; o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques; a diretora de Articulação do Sistema de Ensino, Flávia Nogueira; o consultor Legislativo do MEC, Carlos Abicalil. A agenda da reunião segue até esta sexta-feira com painéis e debates.
Com informações da Ascom-MT/SEDUC-MT