Secretaria de Educação do ES
21.11.2019A alimentação escolar tem ganhado mais sabor com um cardápio diversificado e saudável. O arroz cremoso é a novidade da vez em escolas da Rede Pública Estadual e já ganhou o paladar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Carolina Passos Gaigher, em Cachoeiro de Itapemirim. A equipe de nutrição da Secretaria da Educação (Sedu) realizou o teste de aceitabilidade em seis unidades escolares da Rede. Todo este processo segue as orientações da Escala Hedônica, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O preparo leva arroz branco, frango desfiado, cenoura ralada, milho, molho branco com leite de inhame e queijo. Como acompanhamento pode ser servida uma salada crua de couve com pepino, por exemplo. O prato está no cardápio uma vez por mês e o próximo dia dos alunos saborearem é na segunda-feira (25).
Quer saborear também? Confira o preparo e montagem da receita:
- Panela de Arroz, Molho Branco de Leite de Inhame e Frango Desfiado com Cenoura e Milho;
- Coloque em um tabuleiro a mistura de Frango, Cenoura e Milho e Arroz;
- Adiciona-se o Molho Branco até penetrar bem pela mistura;
- Adiciona-se Queijo Mussarela Ralado e Orégano;
- Leva-se ao forno para gratinar;
Além de saboroso, o arroz cremoso leva leite de inhame, que já está inserido na alimentação escolar em grande parte das escolas e tem como prioridade o valor nutricional das refeições, bem como a inclusão de alunos com restrições alimentares. Além disso, a receita utiliza basicamente ingredientes comuns do cotidiano, porém com uma nova forma de preparo para melhorar ainda mais a adesão da alimentação escolar.
“O prato é gratinado, simples e prático, além de saudável, pois utiliza o leite de inhame, que é uma inovação do cardápio da alimentação escolar estadual e teve excelente aceitação por parte dos alunos da região sul, onde foi ofertado”, disse a nutricionista da Secretaria da Educação (Sedu), Thayca Amanda.
Leite de Inhame no cardápio
Com o sucesso do teste de aceitabilidade em escolas do sul, como a Escola Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, várias escolas passaram a contar com a nova receita. “A ideia de criar novas receitas para atender aos alunos das escolas surge das necessidades da própria Rede e é uma forma de contemplar aqueles que possuem restrições alimentares. A receita do leite de inhame, por exemplo, surgiu assim. Priorizamos o valor nutricional sempre”, explicou a nutricionista da Sedu, Suelen Natali.
O intuito da equipe, desde que inseriu o leite de inhame na alimentação escolar, foi testar novos pratos, sempre feitos de forma nutritiva, diferenciada e balanceada, tornando os pratos atrativos.
Os cardápios da Alimentação Escolar atendem à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo FNDE e contemplam os preceitos básicos da nutrição, incluindo composição nutritiva satisfatória, equilíbrio entre os nutrientes e variedade de alimentos e preparações, com o objetivo de evitar a monotonia alimentar e estimular a adesão à alimentação oferecida pela escola.