Araguaína e Palmas Interior definem os últimos finalistas das etapas regionais dos Jogos Estudantis

Tocantins

08.06.2022

As disputas das etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022 estão em reta final. Esta semana ocorrem as disputas das duas últimas regionais, Araguaína e Palmas Interior. São aproximadamente 750 alunos atletas em competição até o próximo sábado, 11, pelo título das modalidades de futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo (masculino e feminino). Os jogos são divididos por faixa etária, nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. 

As delegações das nove escolas dos municípios no entorno da Capital foram apresentadas durante solenidade realizada na noite desta terça-feira, 7, no ginásio Municipal Luizinho Mendonça, na cidade de Novo Acordo. O local ficou lotado e se transformou num grande palco de celebração em prol do esporte, festejado com alegria e animação mediante apresentação de quadrilha junina e de um robô, que levou muita diversão ao público. 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou a importância dos jogos para formação e integração social dos jovens tocantinenses. “Depois de dois anos suspensas por causa da pandemia, estamos retomando as festas e manifestações culturais e socioesportivas em todo o Estado. É com muita alegria que participo desse momento de valorização dos estudantes, que são protagonistas dessa festa esportiva. Os Jets são muito importantes para os jovens porque promovem inclusão e integração social”, frisou. 

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, destacou o engajamento das unidades de ensino para o fortalecimento do desporto escolar. “Os Jets retomaram de forma grandiosa, envolvendo escolas de todos os municípios tocantinenses. É muito bonito de ver esse engajamento e compromisso das equipes escolares e estudantes. O esporte deixa legados porque nos ensina a ter garra, disciplina e nunca desistir”, afirmou. 

Estudantes empolgados
Estreante nos Jets, Maysa Alves, 13 anos, do Colégio Estadual Salmon do Brito Amaral, de Lagoa do Tocantins, estava ansiosa para mostrar suas habilidades no futsal. “Estava contando os dias para entrar em quadra e jogar. O professor Cleiton de Castro fez um bom trabalho com a equipe e nos preparou bem. Estamos na expectativa de ganhar”, relatou. 

João Vitor Rodrigues, 13 anos, do Colégio Estadual de Rio Sono, sonha com a possibilidade de disputar uma final. “Estamos confiantes e focados. A meta é levar o troféu para Rio Sono no futsal e ir para a estadual em Palmas”, almeja.

As competições seguem até a próxima sexta-feira, 10, com a participação da Escola Estadual Meira Matos; Escola Estadual Nossa Senhora da Providência; Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus; Escola Estadual Salmon do Amaral Brito; Escola Municipal Luza Machado de Miranda; Escola Estadual Estefânio Teles das Chaves; Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado; Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão e Colégio Estadual de Rio Sono.

Final

Os estudantes vencedores das 14 fases regionais são classificados para a etapa estadual, a ser realizada em Palmas, nos meses de junho e outubro para as categorias 15 a 17 e 12 a 14 anos, respectivamente.

Alcione Luz/Governo do Tocantins