Volta às aulas
09.07.2019
Texto: Ana Carolina Lima e Ana Paula Lins
Fotos: Valdir Rocha e Thiago Henrique
O vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, entregou, nesta terça-feira (9), 30 ônibus dos 100 que adquiridos para a oferta de transporte escolar para estudantes da rede estadual de Alagoas. Os transportes restantes serão entregues até o próximo mês. Os veículos entregues nesta primeira leva têm capacidade de 44 alunos e os demais ônibus têm 60 assentos. A nova frota atenderá, nos turnos da manhã e tarde, 11 mil estudantes alagoanos.
Os ônibus possuem assentos acolchoados, com cintos de segurança, oferecendo conforto e proteção para o corpoestudantil da rede estadual, atendendo as exigências dos órgãos reguladores de trânsito. O transporte é adaptado para levar estudantes com deficiência e mobilidade reduzida.
Durante a entrega, um dia antes da volta às aulas, Luciano Barbosa ressaltou a importância da renovação do transporte escolar. “A partir de agora a gente passa a ter uma frota pertencente a Secretaria da Educação, composta de veículos comzero quilômetros rodados. Hoje chegaram 30, mas até o próximo mês chegará mais 70 ônibus. Queremos que os alunos tenham a qualidade da educação desde a hora que eles saem de casa até a hora que voltam”, afirmou o secretário.
Economia
Durante a entrega, Barbosa destacou a economia que a Seduc terá com a nova frota. A parceria firmada com a Polícia Militar, em especial com o Batalhão Escolar, permitirá que os motoristas deixem os veículos estacionados durante a noite nos batalhões – a economia se dá com o menor gasto com combustível, uma vez que os motoristas não precisam estacionar os ônibus no Cepa, além do menor tempo gasto por parte dos condutores para pegar e devolver os veículos.
Aquecimento no mercado de trabalho
Segundo Barbosa, a geração de empregos é outro ponto positivo ocasionado pela compra dos veículos. “Os motoristas estão muito satisfeitos porque são pais de família, são pessoas que já trabalhavam transportando pessoas. A partir dessa contratação, teremos mais transparência pois saberemos quanto eles recebem, o salário estará em dia porque sai na folha de pagamento da própria Seduc”, completou.
Sérgio Lima é um dos novos motoristas que atendem aos estudantes da rede estadual em Maceió. O trabalhador estava há quatro meses desempregado e garantiu que emprego veio em boa hora para trazer maior estabilidade financeira.
“É uma grande satisfação estar aqui, fazendo parte da Secretaria da Educação. Os carros são muito confortáveis e bons de dirigir”, contou.