Apresentações femininas marcam Semana da Mulher no Conservatório Pernambucano de Música

Pernambuco

15.03.2024

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) celebrou a semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher exaltando a qualidade dos grupos musicais femininos formados pela instituição. Entre os dias 04 a 08, várias apresentações de musicistas mulheres foram realizadas para o público em geral.

O evento “Mulheres na Música CPM 2024” foi aberto na segunda-feira (04), com a apresentação da cantora e compositora Ylana, juntamente com a violeira Laís de Assis. Na terça (05), as professoras Claudia Pinto e Luciana Brito fizeram um recital de clarinete e piano. 

“Pra mim, é uma alegria muito grande. Apesar de termos muitas mulheres no Conservatório, a música tomou um espaço de protagonismo masculino. E agora, com este evento, a gente está mostrando as pratas da casa, que são muitas. Então, como funcionária daqui, como alguém que foi ex-aluna daqui, como alguém que ama a música, estar nesse ambiente festejando a Semana da Mulher é um privilégio, uma alegria muito grande e um desejo de que isso esteja pavimentando o caminho para outras mulheres”, relatou  Claudia.

Na quarta, dia 06, foi a vez do Grupo Makamo, formado por professoras e ex-alunas do CPM, que trouxe um repertório bem regional com acordeon, bandolim, cavaco, pandeiro e violão. Na quinta (07), o destaque foi para o jazz do grupo Clave de Fá, comandado pela harmonia do contrabaixo de Cynara Casé, com a voz de Bella Andrade. 

Encerrando a programação, na sexta (08), Dia Internacional da Mulher, a ex-aluna do Conservatório, Surama Ramos, comandou um grupo de mulheres instrumentistas, com ênfase na interpretação de peças afro contemporâneas e autorais.

“O propósito do evento foi valorizar e dar visibilidade aos grupos femininos do Conservatório. Um marco para a instituição, porque a gente quer realmente dar luz ao gênero. E não haveria data melhor para a realização deste evento”, destacou a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.