Aprendizagem, criatividade e pensamento crítico são temáticas na Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá

Mato Grosso do Sul

08.10.2024

Os estudantes da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, das turmas do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem) Novos Percursos, etapa do ensino médio, juntamente com as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Módulo II e IV, participaram, do dia 30 de agosto ao dia 06 de setembro, da atividade baseada no projeto - Conexões Olímpicas: uma Jornada Interdisciplinar através da História, Ciência, Cultura e Empreendedorismo Profissional.

O projeto dentro do AJA-MS foi orientado e norteado pela coordenadora Gisele Corrêa Dutra, que também foi a idealizadora das atividades, em parceria com os professores em sala de aula. Para escolha da atividade, foi realizada enquete com os professores para a escolha do tema transdisciplinar.

Enquete

Alguns componentes curriculares e os títulos escolhidos por enquete para serem realizados pelos professores do AJA-MS Ensino Fundamental e AJA-MS Novos Percursos foram os seguintes: Língua Portuguesa - As Origens Mitológicas dos Jogos Olímpicos; Matemática e Informática -“100 metros rasos. O momento olímpico mais esperado, uma incursão histórica nos resultados obtidos pelos superatletas” - A Geometria no Parque Olímpico do Rio de Janeiro; Geografia e História - Raízes Olímpicas: um estudo que integra História e Geografia de forma Interdisciplinar”; Química - Química Verde - Produção de sabão ecológico ( barra e líquido); Biologia - Explorando a Biologia através dos jogos olímpicos; Arte - Os Mascotes Olímpicos e sua representação social; Marketing Digital- UCII - Marketing Digital e-commerce nas Olimpíadas.

De acordo com a coordenadora Gisele, nos últimos meses, os estudantes se dedicaram a uma exploração aprofundada dos Jogos Olímpicos, um tema que se revelou não apenas fascinante, mas também rico em conexões com diversas áreas do conhecimento e aspectos da sociedade. Com empenho e criatividade, os estudantes mergulharam nos aspectos históricos, científicos, culturais e de empreendedorismo do evento que transcende fronteiras e une pessoas de todo o mundo.

Para a realização do projeto, os professores seguiram as orientações da coordenação de projeto que solicitou que as atividades fossem alinhadas às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E que todos aplicassem as metodologias ativas onde os estudantes ficam sempre no centro do processo de aprendizagem, incentivando a autonomia, criatividade e pensamento crítico. Além disso, foram utilizados recursos midiáticos e digitais que enriqueceram a produção dos materiais apresentados, promovendo uma integração entre teoria e prática.

Recursos

Utilizaram recursos multimodais como: o Caput para a edição dos vídeos, o ToonMap para cartoonizar algumas imagens, e o Flex Clip, com inteligência artificial, para auxiliar na montagem dos vídeos. Também utilizaram Podcasts, facilitados pelo WhatsApp, o que nos permitiu desenvolver e compartilhar nossas reflexões de maneira dinâmica.

Todos esses recursos foram aplicados sob a supervisão dos professores, garantindo que as ferramentas tecnológicas complementassem o processo pedagógico de maneira eficiente e educativa. Foram organizadas ações voltadas à realização de evento com, cerimonial e buffet degustação feito pelos estudantes. Cada apresentação refletiu o compromisso, a pesquisa e o esforço em entender e conectar as múltiplas facetas dos Jogos Olímpicos.

A proposta deste projeto teve como base o evento esportivo que acontece a cada quatro anos no mundo: as Olimpíadas. É um momento em que diversos países integram suas culturas, além de promoverem os valores olímpicos, como igualdade, equidade, justiça, racionalidade, amizade, excelência, respeito, compreensão e autonomia. “Esses valores são amplamente trabalhados e cultivados no desenvolvimento dos estudantes dentro do ambiente escolar e do projeto Avanço dos Jovens na Educação”, finaliza diretor Fernando Silva da Cruz.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar