Após seis meses, entregas dos kits de merenda continuam beneficiando famílias paranaenses

Gestão da Educação

31.08.2020

Em agosto completou seis meses que a entrega dos kits de merenda estão sendo realizadas nas 2.143 escolas estaduais do Paraná. Nesta última edição, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) atingiu a marca de 29 milhões de quilos de alimentos distribuídos para as famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família.

Quinzenalmente, as escolas fazem não só a entrega dos kits de merenda, como também a distribuição dos materiais impressos aos alunos que estão com dificuldade de acesso às aulas remotas.

Os kits de alimentos - Os alimentos são enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), e para cada escola vai uma porção correspondente ao número de alunos matriculados. Quando esse recurso chega na escola, o diretor tem a autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.

É o que acontece no Colégio Estadual Estadual Guilherme Albuquerque Maranhão, em Curitiba, onde o diretor Maurício Prim, prepara, junto com sua equipe pedagógica, todos os kits e o material impresso para as famílias. “Temos um intenso trabalho nos dias das entregas e fazemos uma força-tarefa para atender a toda à comunidade”, explica o diretor.

Famílias atendidas - Michele Cristina Garcia é mãe de aluna e conta que assim como ela, milhares de famílias estão desempregadas e a entrega dos kits está fazendo toda a diferença na dieta alimentar da família. “Eu estou no seguro-desemprego, mas com a entrega dessa cesta já ajuda muito na minha renda pessoal”, afirma.

De acordo com o Secretário de Educação, Renato Feder, a distribuição dos kits de merendas deve continuar até o fim da pandemia do Covid-19. “Sabemos que muitas famílias paranaenses foram afetadas pela pandemia. Nosso intuito é manter essa corrente do bem e auxiliá-los nesse momento, doando os kits de merendas”, afirma.

Decreto do Governo - A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), e é feita quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede, e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento