Pernambuco
08.01.2020Após a cerimônia de posse, realizada no Palácio no Campo das Princesas, nesta segunda-feira (06), os gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) seguiram para o município de Gaibu para participação na Semana de Acolhimento e Integração, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. O encontro, que está acontecendo no Hotel Canariu’s, segue até esta quarta-feira (08) e tem o objetivo de compartilhar e alinhar o plano de desenvolvimento, engajamento e desempenho de todas as gerências do Estado. Na programação, os gestores participam de palestras, debates e dinâmicas de grupo.
Na abertura do evento, Fred Amancio, secretário do órgão, cumprimentou os presentes e ressaltou a importância do Vem pro Time, uma nova forma de seleção para o preenchimento e desenvolvimento de cargos de liderança. "A consciência de celebrar as nossas conquistas e no dia seguinte já estar planejando o próximo passo é o que tem nos movido, e vamos continuar. A realização deste processo seletivo foi um salto na busca por profissionais qualificados para estar à frente das nossas gerências regionais, visto que é totalmente articulado com a visão do Pacto pela Educação, e isso só vem fortalecer o nosso compromisso com a educação de Pernambuco. A gente sabe que já avançamos muito, mas ainda temos muita coisa para fazer”, comentou Amancio.
“O processo seletivo é uma forma democrática de participar da gestão e demais processos e me sinto honrado de ter participado, pois vim do chão da escola e espero que meus sonhos para a regional se concretizem. Enquanto professor, eu estava sonhando muito. Agora tenho a possibilidade de fazer esse sonho virar realidade”, comentou Marcelino Gomes, o novo gestor da GRE Sertão do Moxotó-Ipanema, com sede em Arcoverde.
Gestora da GRE Recife Sul há 12 anos, Marta Lira comemorou a permanência no cargo e participação na Semana de Acolhimento e Integração. Para ela, a iniciativa colabora com o bom desempenho do gestor através de subsídios advindos dos próprios colegas de equipe, fortalecendo a gestão como um todo. “É um momento da gente refletir de forma coletiva e garantir o alinhamento das ações e metas do Cais ao Sertão do Estado. Com isso, o nosso desempenho enquanto gestor é fortalecido, pois aqui temos a oportunidade de trocar experiências e práticas exitosas que podem nos ajudar a elevar nossos resultados”, explicou.
“Pelos próximos dias a equipe irá passar por um momento de acolhimento e integração onde serão abordadas as avaliações de desempenho, desenvolvimento e engajamento. É um trabalho feito em parceria com a Aliança, consultora parceira, onde o foco é o desenvolvimento de competências e metodologias ligadas aos desempenho deste gestores”, comentou Elizabeth Jales, superintendente de Atenção ao Servidor e Relações de Trabalho.
Nesta terça-feira (07), a pauta é a matriz de competência dos gerentes regionais. Na ocasião, eles recebem o e-book “Gerente Regional de Educação: desafios, indicadores e competências”. O material foi elaborado a partir da análise do mapa estratégico da Secretaria de Educação e Esportes e dos indicadores do Pacto pela Educação. A conversa será comandada por Elizabeth Jales e pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão da pasta, Severino Andrade. A programação conta ainda com o debate “Inovações”, mediado pelo executivo de finanças da Secretaria, Ednaldo Moura.
Gerências Regionais de Educação (GRE) - São unidades administrativas da Secretaria de Educação e Esportes e estão distribuídas em todas as regiões do Estado, atendendo às especificidades de cada área. Além de coordenar as ações relacionadas à educação e aos esportes, as gerências apoiam os municípios a fim de que haja o fortalecimento das políticas públicas, contribuindo diretamente com o avanço nos principais indicadores educacionais.