Aplicativo de celular ajudará a monitorar qualidade da merenda nas escolas

Amapá

08.11.2018

Por Paula Monteiro

Os estudantes do ensino médio farão uso de um aplicativo de celular que ajudará a monitorar e avaliar as refeições servidas nos colégios. O aplicativo ‘Monitorando a Cidade’ foi apresentado aos alunos nesta quarta-feira, 7, na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, zona norte de Macapá.

O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente no próprio aparelho do estudante onde haverá um questionário padrão com perguntas sobre o turno em que a refeição está sendo servida; se houve merenda na escola naquele dia; qual comida foi servida na merenda; darão uma nota de 1 a 5 e, também, farão uma foto do prato.

A estudante Maria Eduarda, 15 anos, aluna do 2º ano da Escola do Novo Saber Tiradentes, aprovou a iniciativa. “Com o uso do aplicativo poderemos contribuir com a nossa opinião e ajudar a melhorar na variedade da refeição e na qualidade dos alimentos”, avaliou a estudante.

O projeto-piloto iniciou nesta quarta-feira em seis escolas, onde haverá capacitação dos estudantes e coleta de dados do monitoramento por meio do uso do aplicativo. Fazem parte do projeto as escolas Antônio Castro Monteiro, Augusto dos Anjos, Novo Saber Colégio Amapaense, Reinaldo Damasceno, Risalva do Amaral e Novo Saber Tiradentes, todas de Macapá. O critério de seleção das escolas considerou o resultado alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os dados colhidos através do aplicativo serão analisados, propiciando um estudo em conjunto com os gestores escolares e órgãos parceiros para mensurar as informações que irão subsidiar a tomada de decisões. “O aplicativo vai facilitar o nosso acompanhamento para melhorar ainda mais esse serviço. Nossa expectativa é expandir esse projeto para os municípios do interior do Estado”, adiantou a secretária adjunta de Políticas de Educação, Marciane Santo.

Transparência

O aplicativo está integrado nas ações do Projeto de Monitoramento da Merenda Escolar, iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE/AP). O objetivo é melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio da participação e cooperação da comunidade escolar e gestores públicos responsáveis.