Aplicação da Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª edição termina nesta terça-feira (07)

Espirito Santo

06.03.2023

A aplicação da Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª edição termina, nesta terça-feira (07). Desde o dia 27 de fevereiro estão sendo avaliados todos os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A avaliação está sendo feita por meio da Plataforma Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do Espírito Santo.

Os resultados da avaliação não são utilizados para atribuir nota aos estudantes, mas para realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto. Dessa forma, a avaliação tem o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas e as que ainda não foram consolidadas pelos estudantes, visando a nortear o planejamento e as ações, além de subsidiar as propostas de intervenções pedagógicas das equipes escolares.

“A participação de todos os estudantes é fundamental para que os professores tenham um diagnóstico mais fidedigno das aprendizagens do estudante e, com isso, possam auxiliá-lo com as habilidades que ele precisa desenvolver durante o período letivo”, ressaltou a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom.

Nesta 1ª Edição da Avaliação Diagnóstica 2023, também será aplicado o Questionário do Estudante aos alunos dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. O questionário inclui questões socioculturais e de Autoavaliação Socioemocional.

Diretrizes Operacionais e Pedagógicas

 

Para facilitar a socialização das orientações sobre a Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª Edição, a Sedu elaborou as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Avaliação Diagnóstica 2023, que servirão como documento norteador durante todo o processo de avaliação.

Na primeira parte desse material, constam as Diretrizes Operacionais, indicando o público-alvo, a estrutura da avaliação, a logística de aplicação e as atribuições das equipes envolvidas. A segunda parte é constituída pelas Diretrizes Pedagógicas, que detalham o processo de construção dos instrumentos que compõem a Avaliação e informam sobre a análise dos resultados.

Confira as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Avaliação Diagnóstica 2023 – 1ª edição, clicando AQUI.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini/ Soraia Camata

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br  / sccanal@sedu.es.gov.br