Ano letivo iniciará com programação pedagógica voltada para implementação do novo ensino médio no Piauí

Piaui

24.01.2022

A rede estadual de educação se prepara para iniciar o ano letivo presencialmente e o pontapé inicial serão as semanas de formações com o tema: "Diretrizes Gerais: Conscientização do Currículo e Planejamento Pedagógico". A programação inicia dia 24 de janeiro, a partir das 8h da manhã, no Canal Educação, e segue até o dia 4 de fevereiro nas Gerências Regionais (GRE) e escolas. 

De acordo com a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, Maria José Mendes Neta, essa é uma ação que marcará o ano de 2022, com a retomada de 100% da educação ao chão da escola e o início da implementação do Novo Currículo do Ensino Médio.  

"Estamos com uma programação extensa e com muitas experiências para serem compartilhadas. Tivemos muitos desafios nos últimos dois anos, mas também muitas conquistas e estivemos juntos garantido o andamento do processo de ensino dos alunos da rede", explicou Maria José.  

A programação contará com momentos como clima escolar, busca ativa, boletim de monitoramento da COVID-19, avaliação, formação continuada, além de tópicos do Novo Ensino Médio com formações de implementação, que começa o primeiro ciclo neste ano e vai até 2024. 

"O Novo Ensino médio é, sem dúvida, uma grande ação em todo o país e no Piauí estamos avançando em formações para os professores da rede, além de ter um diálogo constante com os envolvidos nesse processo", afirma a diretora da UNEA. No final de ano foram realizados encontros com gestores das GREs e professores. 

"Dento da política de formação nós definimos que vamos ter um calendário trimestral. Então, o que isso representa? A cada trimestre nós vamos compartilhar com as redes quais são as formações que acontecerão naqueles meses. E dentro de toda essa perspectiva de formação tem um plano de formação que é específico para implementação do novo currículo", explicou Elenice Nery, coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio no estado.