Equipes gestoras das escolas estaduais recebem orientações para o retorno das aulas

Roraima

29.01.2024

As aulas na rede pública estadual de ensino começam no dia 5 de fevereiro, seguindo o Calendário Escolar. Antes do início do ano letivo de 2024, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realizou uma reunião nesta sexta-feira, 26, com a equipe gestora das 58 escolas da capital para alinhar as atividades pedagógicas e administrativas.

Gestores escolares e coordenadores pedagógicos participaram do encontro, que teve como pauta os planos de ação da escola e de formação continuada, além da avaliação de aprendizagem, planejamento da prática docente, recomposição de aprendizagem, entre outros.

“É o momento para alinharmos nossas ações e definirmos nosso foco para o ano letivo de 2024. Vamos continuar empenhados para oferecer uma educação de qualidade para os alunos da rede”, destacou o titular da Seed, Nonato Mesquita.

Os profissionais que atuam nas escolas também receberam informações sobre calendário escolar, diários de classe, quadro de rendimento, atividades extraclasse, exame final e avaliação da aprendizagem.

“O objetivo é fazer todo alinhamento de orientações para que as escolas possam realizar seus planejamentos de forma adequada aos documentos curriculares e diretrizes da rede, tudo para que em 2024, nossos alunos tenham sucesso e nossas escolas possam cumprir seu papel com eficiência”, explicou a chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed, Edilma Ribeiro.

Para a gestora da Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, Eleene Trindade, esse tipo de reunião fortalece a equipe que está lá na ponta, no chão da escola, pois é o momento de esclarecimento de dúvidas e também de acolhimento.

“Nós que estamos à frente da gestão precisamos nos sentir fortalecidos e acolhidos pela Secretaria de Educação. Estando todos alinhados, recebendo orientações precisas, estaremos preparados para as demandas das escolas ao longo do ano”, disse Eleene.

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, em Roraima existem 368 escolas e 78.911 estudantes. Na capital Boa Vista são 58 escolas estaduais que reúnem 42.273 estudantes.

SELETIVO RENOVADO

O secretário Nonato Mesquita aproveitou o ensejo da reunião para anunciar que, para o ano letivo 2024, os contratos dos professores seletivados da capital e do interior serão todos renovados. Ele destacou também que as escolas já estão sendo abastecidas com produtos da merenda escolar e recebendo melhorias na parte de infraestrutura.

“Estamos preparando nossas escolas para o início das aulas, todas estão recebendo merenda e 11 escolas da capital e do interior estão finalizando as obras de reforma”, disse Nonato.

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed