Aniversário de Paulo Freire é celebrado por educadores potiguares com ação itinerante

Rio Grande do Norte

19.09.2019

Educador, filósofo e pedagogo, Paulo Freire é reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira.  Em alusão ao seu legado e contribuição deixados à educação, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), realizou na manhã de hoje (19), o “Ciclo de Cultura Paulo Freire”, atividade referente ao nascimento desse educador, em 19 de setembro de 1921.

Idealizada pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Sueja), com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento (Codese), a atividade iniciou-se as 8h e aconteceu na sede da SEEC, recebendo a participação de funcionários e servidores. A ação também acontece em alusão ao Centenário de Paulo Freire, celebrado em 2021, mas que já contará com atividades comemorativas neste mês.

Realizada de forma itinerante, a ação dividiu-se em dois momentos. O primeiro contou com a participação do secretário de educação, professor Getúlio Marques, e da secretária adjunta, Márcia Gurgel, e a chefe de gabinete, Socorro Batista, e realizou-se por meio de um círculo interativo, no qual os participantes conheceram mais a respeito da obra de Paulo Freire por meio da leitura e reflexão de frases de seus livros.

Na ocasião, o secretário de educação agradeceu à organização da atividade, e destacou a importância de manter viva as ideias de Paulo Freire. “Ele nos deu a oportunidade de entender uma forma de pedagogia singular, cuja obra é uma das mais citadas no mundo no campo das ciências humanas. Paulo Freire é uma ideia, não morre”, declarou o secretário.

Em seu discurso a secretária adjunta, Márcia Gurgel, enfatizou a relevância da obra desse educador, reafirmando o seu papel como “Patrono da educação brasileira, tendo nos deixados um importante legado”. E completou declarando que, “Se queremos respeitar esse legado devemos assumir uma postura de transformação no mundo”, pontuou a secretária.

Semeando ideias

Em sequência ao primeiro momento, que foi realizado no hall de entrada da SEEC, a ação itinerante seguiu para o segundo bloco da Secretaria, no qual foi realizado, em torno de um busto do educador homenageado, o lançamento do cordel “Semeando ideias”. De autoria do poeta e técnico pedagógico da Sueja, Chico Morais, com ilustração em xilogravura do artista visual potiguar, João Natal, o cordel aborda a vida, obra e pensamento de Paulo Freire em forma de versos.   

 “Esse momento é de grande importância. Primeiro porque trata-se do aniversário de Paulo Freire, que é referência para educação de modo geral. Segundo, porque ele é o patrono da educação brasileira. E terceiro porque estamos vivendo um momento em que precisamos afirmar isso [que ele é patrono da educação brasileira], que Paulo Freire tem um valor muito grande pelo método que ele pensou e pelos seus princípios de educação para formar cidadãos atuantes e politicamente transformadores da sociedade”, destaca o autor do cordel.

Além do lançamento do cordel, os participantes também assistiram a performance feita pelo poeta e prestador de serviço Josenildo Brasil, que declamou versos referentes à educação e finalizou o momento com parabéns.