Amazonas recebe secretários estaduais de Educação de todo o país

Consed

24.05.2023

Secretários estaduais de Educação de todo o país se reúnem nos dias 25 e 26 de maio, em Manaus/AM, para discutir as políticas nacionais de Educação e as peculiaridades da região Amazônica. A reunião extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) terá como anfitriã a secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, que é vice-presidente do conselho pela região Norte.

Além dos representantes dos estados e do Distrito Federal, o encontro também vai contar com a presença de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Confirmaram presença o secretário da SASE/MEC, Maurício Holanda, o presidente do INEP, Manuel Palácios, e a secretária da SECADI, Zara Figueiredo Tripodi.

Além das discussões, está prevista uma visita ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que atua nos 62 municípios do Estado, realizando a transmissão de aulas on-line para estudantes em comunidades ribeirinhas, rurais e áreas remotas. Durante a Pandemia, o Programa “Aula em Casa” da Seduc-AM foi transmitido para mais de 7,5 milhões de estudantes de todo o Brasil, por meio do Cemeam.

“Estamos muito felizes em receber os secretários de Educação de todo o Brasil. No Amazonas, temos inúmeras especificidades e debater tratativas sobre a educação no Estado é de extrema importância, para que juntos possamos construir políticas públicas voltadas para a nossa localidade, nossos estudantes e nossos educadores”, explicou a secretária Kuka Chaves.