Amapaenses apresentam projeto de fotografia em Congresso Internacional de Educação e Tecnologias

Educação a Distância

17.07.2018

Por Wellington Costa

Duas estudantes da Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana dos Anjos, de Tempo Integral, apresentaram projeto de fotografia durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED:2018), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. A apresentação aconteceu no último sábado, 12.

Amanda Lima e Kariny Picanço, estudantes do terceiro ano do ensino médio, tiveram orientação da professora Nilva Oliveira dos Santos na produção do experimento fotográfico ‘Olhou, clicou, gravou! Olhares audiovisuais coletivos’. Através de fotografias tiradas pela câmera do celular, as estudantes mostraram diversos pontos de vista relacionados à inclusão, identidade e sustentabilidade. A participação delas foi no eixo que discutiu Educação e Tecnologias: Materiais Didáticos e Mediação Tecnológica.

"O projeto tinha como objetivo superar o uso clichê das selfies, de modo que os estudantes pudessem perceber outras funções da fotografia, além da produção de um curta-metragem sobre o uso racional da água", destacou a professora Nilva Oliveira.

As estudantes e a professora tiveram as passagens custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para participar do evento. As jovens levaram um banner do projeto e fizeram a apresentação em slides a dezenas de pesquisadores e jovens. Para a estudante Kariny Picanço foi uma experiência inesquecível.

“Nos dedicamos bastante para a apresentação do projeto em São Paulo. Nosso objetivo foi alcançado: aprender com o experimento e compartilhá-lo com outras pessoas, neste caso, com pesquisadores de diversas partes do país. Foi maravilhosa essa experiência”, comentou Kariny.

O Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância discutiram os efeitos do mundo digital no ensino e, abriram espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências brasileiras e estrangeiras. Pessoas de todo o país e de outros lugares do mundo participaram das atividades.

O evento aconteceu em duas etapas: virtual e presencial. A etapa virtual, que começou dia 26 de junho, contou com palestras e mostra de projetos, em horários livres e flexíveis, com interações entre participantes e especialistas, contando com apoio de moderadores. A presencial, que ocorreu de 11 a 13 de julho, promoveu palestras, debates, apresentações de pesquisas, reuniões de grupos que estudam a Educação a Distância (EaD) e o Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, que é uma atividade periódica específica para gestores.

“Vivenciamos muita troca de experiências gratificantes e pertinentes durante o evento. Algumas sem exigência de grandes recursos e capazes de transformar a forma de ensinar e aprender”, reforçou a professora Nilva dos Santos.

O CIET:EnPED:2018 é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), ambos da UFSCar.