Amapá participa do Congresso Internacional de Alfabetização em Mendoza na Argentina

Amapá

17.10.2023

O Estado do Amapá esteve presente nos dias 5 e 7 de Outubro do 2º Congresso Internacional de Alfabetização, Leitura e Escrita que aconteceu, em Mendoza, na Argentina. A Estado foi representado pela secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.

O evento objetivou estabelecer diálogos e troca de ideias sobre o desenvolvimento de políticas de alfabetização, suas repercussões nos sistemas educacionais das regiões presentes no debate e a importância do papel da gestão nas evidências de ações que fortaleçam o ensino-aprendizagem dos estudantes.

O Amapá tem desenvolvido politicas eficientes no avanço do processo de alfabetização, a participação no debate fortalece que o trabalho já está colhendo frutos positivos como destaca a Secretária Sandra Casimiro.

“Nós estamos sempre em debate no nosso estado e até com outros estados, mas poder mostrar para outros países os nossos objetivos e conquistas mostra que estamos no caminho certo, sendo reconhecidos pelo trabalho com nossos estudantes nesse processo de aprendizagem”, disse Casimiro.

Além da gestora da pasta educacional amapaense, outros brasileiros participaram do evento, como: a secretária executiva do ministério de educação do Brasil, Maria Izolda Cela de Arruda; representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e dirigentes educacionais do Ceará.

No eixo internacional o encontro contou com a participação de Secretários da América Latina e com representantes do Ministério de Educação da Argentina e de outras organizações internacionais.

A programação contou com formações continuadas, visitas a instituições educacionais de destaque e na oportunidade os participantes puderam conhecer os trabalhos voltados para o avanço da alfabetização no mundo, além do fortalecimento dos laços entre os países.

Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, para transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração. O PCA trabalha também com material didático regionalizado, do 1º ao 5º ano do fundamental, produzido por professores autores amapaense.