Amapá implanta modelo de tempo integral na Escola Elias Trajano, de Porto Grande

Novo Saber

20.03.2019

Por Caroline Mesquita

O primeiro dia letivo de 2019 na Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município Porto Grande, a 100 km de Macapá, foi diferente dos outros anos. As dinâmicas, aplausos, proximidade e acolhimento demonstraram o novo método de ensino: educação em tempo integral com estudantes protagonistas. Assim foi o retorno às aulas, no dia 20 de março, na maior escola de Porto Grande.

A Elias Trajano é uma das quatro novas Escolas do Novo Saber do ano letivo de 2019, e a primeira unidade escolar fora da Região Metropolitana de Macapá que experimenta a metodologia de ensino em tempo integral ofertada pelo governo amapaense. As novas Escolas do Novo Saber Jesus de Nazaré, Carmelita do Carmo e Lucimar Del Castillo, ambas localizadas em Macapá, também começaram suas atividades no mesmo dia.

Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, o acolhimento é um marco da expansão do ensino em tempo integral também para os outros municípios do Estado. O objetivo é ampliar cada vez mais, até que todos os municípios tenham escolas neste modelo.

“Em 2017, demos o pontapé com oito escolas de tempo integral, cinco em Macapá e três em Santana. Agora lançamos mais quatro escolas, e uma dessas é a Elias Trajano. Uma escola acolhedora, tão sonhada, que desenvolve diversas competências cognitivas e socioemocionais para que realizem seus projetos de vida”, destacou a secretária.

A estudante Yara Melissa Santos Araújo, de 14 anos, está ansiosa para conhecer como será agora sua rotina escolar. Matriculada no 1º ano do ensino médio, ela já sabe que agora os estudos serão mais puxados que na antiga escola, mas tem certeza que as novas responsabilidades lhe darão mais conhecimento para seu projeto de vida: ser médica pediatra.

“Quero muito estudar medicina e ser pediatra no futuro. Sei que aqui vou estudar mais para me preparar para o vestibular, que é muito concorrido. Estudar em tempo integral não vai ser problema, até porque o curso de Medicina também vai ser em período integral, então já vou acostumando desde agora”, brincou a estudante.

Nova rotina escolar

A escola Elias Trajano possui 428 alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio, e oferta ensino parcial, integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destes, 92 estudantes matriculados no 1º ano iniciam as aulas em tempo integral, que aumentarão gradativamente a cada ano. Em 2021, a Escola do Novo Saber Elias Trajano será totalmente integrada ao novo modelo, contemplando todos os anos do ensino médio.

A matriz curricular do ensino em tempo integral garante a pluralidade linguística com foco no projeto de vida dos alunos e atende a ampliação de carga horária em várias disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (matemática, física, química, biologia, língua portuguesa).

Os alunos têm acesso a aulas e práticas experimentais, que instigam a curiosidade pelas ciências humanas, exatas e biológicas; há também clubes de protagonismo e disciplinas eletivas. Com isso, os estudantes serão mais envolvidos e participativos na rotina escolar, atuando como protagonistas em diversas ações.

A diretora da escola Elias Trajano, Rosângela Souza, frisa que a instituição possui uma relação muito positiva entre estudantes, professores e corpo administrativo, e tudo isso só tende a melhorar.

“Nossos alunos são participativos e envolvidos nos projetos da escola. Temos projetos ambientais, artísticos, de ciências e educação. Somos referência, pois temos até estudantes apresentando projeto de sustentabilidade na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia [Febrace], pontuou a gestora.