Amapá garante oportunidade de emprego e capacitação a beneficiários do MedioTec

Mercado de Trabalho

06.03.2018

Por Paula Monteiro

O Teatro das Bacabeiras, localizado no Centro de Macapá, foi cenário do primeiro passo de 1.810 jovens estudantes rumo ao mercado de trabalho profissional. Eles vão ingressar nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa MedioTec, promovido pelo Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Educação. A aula inaugural, realizada nesta segunda-feira, 5, mostrou a eles a importância da preparação técnica para alcançar o primeiro emprego. Além disso, nesta edição, 605 profissionais serão beneficiados com oportunidade de trabalho para atuarem como professores, supervisores e orientadores no programa.  O governador Waldez Góes recepcionou os estudantes na porta do Teatro.

Este ano, foram ofertados 26 cursos em 12 municípios: Calçoene, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana e Vitória do Jari. Os jovens dos municípios de Amapá, Serra do Navio, Itaubal e Tartarugalzinho também serão contemplados com os cursos ao longo de 2018. As aulas iniciarão nos dias 12 e 19 de março.

Os cursos do MedioTec são dedicados aos estudantes da rede pública com idade entre 15 e 19 anos que estejam cursando, de preferência, o segundo ano do ensino médio. Entre os cursos mais procurados estão enfermagem, rede de computadores, pesca, segurança do trabalho, informática, recursos humanos, agroecologia, administração, comércio e artesanato.

No Amapá, há cursos diferenciados para as características da região como técnico de portos, técnico em pesca, designer de móveis e técnico em floresta. Os cursos têm a duração de um a dois anos, em média.

Qualificação

Matheus Matias, 17 anos, vai ingressar no curso técnico em enfermagem. Ele sonha em seguir carreira profissional na área de saúde e vê, no curso técnico, uma preparação vantajosa para cursar a graduação de medicina. “O curso profissionalizante do MedioTec vai facilitar o meu futuro para o mercado de trabalho, além do aprendizado na faculdade de medicina”, previu.

A servidora pública Eliane Craveiro, 44 anos, acompanhou o filho Mateus durante a aula inaugural no Teatro das Bacabeiras. Ele é o segundo de seus dois filhos e foi beneficiado com os cursos profissionalizantes. Ela acredita na qualidade do ensino ofertado pelo programa e espera que a capacitação o ajude a ingressar no mercado de trabalho, como aconteceu com o mais velho. “Essa é uma forma dos jovens se prepararem para o primeiro emprego. Sem contar que são ótimos cursos e, o melhor, gratuitos”, frisou.

O futuro técnico em Recursos Humanos, Dijailton Valente, 19 anos, está cada dia mais próximo de alcançar seus ideais. Ele estuda pelo MedioTec há seis meses e escolheu o curso na área de ciências humanas pensando em atuar na gestão empresarial e na educação. “Os cursos são ótimos, não tenho do que reclamar. Sei que estou no caminho certo e ainda espero cursar pedagogia”, almejou o estudante.

Presente na aula inaugural, o governador Waldez Góes reforçou a importância de oferecer aos jovens a formação em cursos técnicos, para facilitar a entrada deles no mercado de trabalho, o qual, tem se tornado cada vez mais exigente. “O curso profissionalizante coloca o jovem mais cedo no mercado de trabalho; o ajuda a escolher com maior precisão a área em que quer se formar, além de auxiliar no financiamento de sua faculdade ou, ainda, o custo de vida familiar”, pontuou.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, frisou que os cursos do Mediotec obedecem à tendência do mercado de trabalho amapaense, a exemplo do curso técnico de portos, a fim de facilitar, ainda mais, o início da carreira profissional dos jovens estudantes. “Olhar o mercado foi uma grande preocupação do governo, para identificar os cursos que atendam a essa necessidade local para que o jovem tenha mais oportunidades”, ressaltou.

MedioTec

O MedioTec é um programa do Ministério da Educação em parceria com o Governo do Amapá que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e, também, gerar emprego e renda para profissionais da educação. A iniciativa garante bolsas de incentivo aos estudantes além de uniforme e kit escolar.