Amapá é destaque em evento nacional sobre planejamento pedagógico no período de pandemia

Currículo Prioritário

23.10.2020

Por Valdeí Balieiro 


O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi destaque em oficina promovida pela Fundação Lemann que debateu o planejamento pedagógico no contexto da pandemia. O evento que aconteceu de forma on-line, na noite desta quinta-feira, 22, e contou com a participação das secretarias de educação dos 26 estados e do distrito federal.

O Amapá apresentou a estratégia de priorização curricular que, segundo a SEED, faz parte do planejamento pedagógico para oferta de atividades não presenciais e implementação do Referencial Curricular Amapaense.

“É importante a socialização da experiência com outros estados. A elaboração do currículo prioritário foi um trabalho criterioso e cuidadoso realizado pelos especialistas em currículo do estado. Esse reconhecimento é muito gratificante”, expressou Neurizete Nascimento, secretária adjunta da SEED.

Durante a apresentação, Marlúcia Fernandes, chefe da Unidade de Orientação Curricular da Seed, destacou a importância do regime de colaboração com os municípios na construção, tanto do Referencial Curricular Amapaense (RCA) da Educação Infantil e Ensino Fundamental, quanto do Currículo Prioritário Amapaense, ambos em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A construção do RCA foi feita em regime de colaboração, fortalecendo a política de estado e a integração das ações entre o estado e os municípios. Temos muitos desafios com a pandemia, mas a equipe da Seed segue firme se reinventando para o fortalecimento da política educacional, com foco na aprendizagem dos estudantes”, explicou Fernandes.

Destacou ainda, a importância das formações para apropriação do currículo prioritário. De acordo com Marlúcia, as formações estão organizadas por componente curricular, estão acontecendo de forma on-line e contempla mais de 80 encontros formativos até o final do ano letivo.

O que é o Currículo Prioritário?

O documento é um norteador para as atividades pedagógicas nas redes de ensino do estado. Ele se subdivide em 17 cadernos específicos para cada um dos componentes curriculares em todos os segmentos do ensino fundamental.

São organizados para quatro bimestres letivos e estabelecem as habilidades essenciais, possíveis de serem trabalhadas de forma não presencial. Os cadernos contemplam, além de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades já previstos no RCA, indicação de conhecimentos prévios e sugestões pedagógicas para cada habilidade.

Flexibilização do currículo educacional

De acordo com a SEED, essa estratégia serviu para definir habilidades prioritárias para dar continuidade ao processo de implementação da BNCC e do RCA no Amapá, visando diminuir os prejuízos causados pela pandemia, auxiliando na progressão das aprendizagens dos estudantes, além de contribuir com a adequação pedagógica num contexto de ensino não presencial e híbrido.