Alunos viram ‘jovens repórteres’ em eletiva de Arte na Escola Eunice de Lemos Campos

Alagoas

10.12.2025

A Escola Estadual Doutora Eunice de Lemos Campos, no Benedito Bentes, lançou nesta semana seu mais novo jornal escolar - o InformELC. O informativo é resultado de um projeto da disciplina eletiva ministrada pelo professor de Artes, Marco Antonio Torquato, que conduziu um processo formativo aproximando os estudantes do universo da comunicação e das técnicas jornalísticas.

 

Ao longo do ano letivo, os alunos estudaram temas fundamentais para a produção jornalística, como estrutura da notícia, pirâmide invertida, análise de textos, fotojornalismo, diagramação, estética do jornal e a história dos meios de comunicação. Segundo o professor Marco Antonio, a proposta se consolidou em um verdadeiro “mini curso de jornalismo”.

 

 

“A partir dessas aprendizagens, elaboramos o nosso informativo como produto final da Eletiva. Os alunos definiram pautas relacionadas à realidade escolar, especialmente questões que envolvem o ensino integral”, explica o professor.

 

Do estudo à prática: produção das reportagens

 

Os estudantes participaram de todas as etapas do processo: elaboração das pautas, realização de entrevistas, produção textual, escolha de títulos e concepção da capa. As matérias abordaram temas como: Qualidade e organização da merenda escolar; Funcionamento da secretaria e de processos burocráticos; Papel do apoio pedagógico; Questões emocionais presentes na rotina escolar, como ansiedade e depressão; Memórias e aspectos históricos da escola.

 

“O informativo tenta mostrar como a Eunice tem compreendido e aperfeiçoado essa prática educacional do ensino integral ao longo dos anos”, comenta Marco Antonio. A capa, de caráter conceitual, apresenta uma representação da “escola ideal”, construída a partir de uma foto real da instituição.

 

Lançamento criativo e envolvimento da comunidade

 

Para apresentar o jornal, a turma organizou uma intervenção na própria sala de aula: revestiu o ambiente com jornais, colagens e recortes de matérias, transformando o espaço em uma redação temática. Coordenação, direção e outros estudantes visitaram o local e acompanharam a exposição do processo de aprendizagem.

 

Segundo o professor, o interesse dos alunos foi imediato. “Eles ficaram super empolgados com o conteúdo e com o produto final. A escola também adorou e apoiou a iniciativa”, afirma.

 

A versão final do jornal foi impressa e disponibilizada digitalmente por meio de um QR Code no mural de entrada da escola, permitindo que todos os alunos baixassem e compartilhassem o informativo.

 

O olhar dos alunos

 

A estudante Alexandra Vitória, integrante da Eletiva, descreve a participação no projeto como uma experiência transformadora: “Foi tudo novo para nós. Aprendemos sobre o jornal informativo, como usar uma linguagem mais formal e sobre o lead, que é o coração da notícia. Acredito que essa experiência será levada para a nossa vida profissional”, afirma.

 

Diante da boa recepção, o jornal deve se tornar uma iniciativa permanente da escola, com edições periódicas produzidas pelos estudantes das futuras turmas da eletiva. “Queremos que o informativo continue sendo uma ferramenta de comunicação da escola, produzido pelos alunos e para os alunos”, conclui o professor Marco Antonio.

Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc/Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc