Alunos realizam musical sobre história da música brasileira

Rio Grande do Norte

02.12.2019

A história da música popular ganhou uma nova metodologia de ensino para os estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Moacir, localizada em São Gonçalo do Amarante (RN). Isso porque os alunos encenaram o musical “A música no tempo”, uma iniciativa interdisciplinar que envolve estudantes de todas as séries do ensino médio da escola.

Apresentado ao público em duas sessões, na última semana, no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcante, em São Gonçalo do Amarante – região metropolitana de Natal -, o musical apresenta a história de quatro jovens que realizam uma viagem no tempo, ambientada no contexto brasileiro, para conhecer a história da música popular. 

Por meio da narrativa, os alunos trabalham as disciplinas de Geografia, Artes, Inglês e Espanhol. Além disso, os protagonistas do musical ainda abordam, de forma crítica, questões relativas à estética, política, religião, linguagens, economia, além de outros elementos das ciências humanas. 

O musical começou a ser produzido no início deste ano e é inteiramente desenvolvido pela escola e sua comunidade, contando com o apoio dos alunos, professores e funcionários. 

Ideia e produção 

De acordo com coordenador geral do projeto o professor de Espanhol, Fabio Lima, a ideia de produzir o musical surgiu a partir de um diálogo com os professores das disciplinas de Artes e Geografia, Augusto Cézar e Cristina Duarte, respetivamente. A partir da conversa, o trio pensou em desenvolver de um projeto que envolvesse, de forma interdisciplinar, as expressões artísticas do teatro, música e dança, além e trabalhar em conformidade com as disciplinas da escola. 

“A escola necessita participar dos espaços públicos junto à comunidade escolar, já que o papel da escola é a transformação social por meio das práticas acadêmicas. A realidade de nossa proposta pedagógica é inclusiva e contextualizada com a realidade dos educandos querendo abordar os aspectos artísticos não apenas no chão da escola, mas apresentá-los dentro dos seus contextos socioculturais à sua própria comunidade e localidade”, conta o professor.

As funções de produção do musical foram divididas de acordo com a área de atuação de cada professor, sendo Cristina a responsável pela orientação dos alunos no que diz respeito à dança, Augusto Cézar no que tange à música e Fábio como coordenador geral. 

JMO in Concert 

A partir da inciativa, os professores envolvidos na produção do musical identificaram o potencial do projeto e engajamento dos alunos e, como base nisto, formaram o projeto JMO in Concerto, uma iniciativa interdisciplinar que tem por objetivo levar o educando ao conhecimento de sua própria comunidade e convívio social.

O projeto trabalha diversas disciplinas do currículo dos estudantes, envolve alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio da escola e é coordenado pelos mesmo professores que orientam a produção do musical. De acordo com Fábio Lima, o JMO in Concert visa “o crescimento, consolidação de conteúdo, integração e contextualização dos saberes envolvidos e sobretudo fortalecimento dos projetos de vidas de nossos alunos.