Alunos que participaram de oficina de Contação de Histórias serão certificados nesta quinta, 24

Arte e Educação

24.10.2019

Por Marília Mesquita

Fotos: Ascom/Seed

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza, nesta quinta-feira, 24, a formatura de 32 alunos contadores de histórias. O evento tem como tema "Jardim dos Sentimentos" e ocorre a partir das 18h30, na Videoteca do Palácio da Cultura.

“Ao longo do ano, foram muitos desafios, transformações e aprendizagens. A formatura celebra a conquista de cada um, é o momento em que os alunos receberão o certificado como reconhecimento do seu empenho nas oficinas”, explicou a coordenadora estadual do Programa Caminhada Literária, Dacilene Braz.

Os alunos são do Ensino Fundamental e Médio de 15 escolas estaduais que participam do projeto "A vez é agora", desenvolvido pela Caminhada Literária. O Projeto iniciou em abril, com as oficinas de Contação de Histórias para os estudantes da rede estadual de ensino.

As oficinas tiveram a carga horária de 36 horas, com atividades teóricas e práticas que envolviam sete temas: "Contar Histórias: A arte de brincar com as palavras", "A Relação Narrador, História, Ouvinte", "Memorização e Criatividade", "Preparando a História", "A Plasticidade Vocal", "Expressão Corporal" e "Vivências Práticas: A vez é agora, conte sua história".

O projeto ocorre durante o ano letivo, entre os meses de abril e novembro. A culminância será nos dias 07 e 08 de novembro, com a realização do VI Festival de Contação de Histórias, que tem como tema "Histórias e Alegria no Circo da Fantasia".

 “É o momento de a comunidade escolar em geral participar do festival  e conhecer sobre o trabalho desenvolvido”, disse Dacilene.

Participaram da oficina de Contação de História os alunos das Escolas Estaduais Professora Francisca Elzika de Souza Coelho, Vitória Mota Cruz, Oswaldo Cruz, Olavo Brasil, Caranã, Antônia Coelho de Lucena, Mario David Andreazza, General Penha Brasil, Monteiro Lobato, Maria dos Prazeres Mota, Professora Diva Alves de Lima, Dom José Nepote, Girassol, Ulisses Guimarães e Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão.

 CAMINHADA LITERÁRIA - É um programa criado em 2008 pela Seed, com o intuito de desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.

 Também oferece uma formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas, através de encontros mensais e oficinas pedagógicas.