Alunos participarão de programas educacionais voltados ao empreendedorismo

Roraima

31.05.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

A secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, a gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/RR, Kátia Maria Veskesky e a diretora técnica do Sebrae/RR formalizaram a parceria para o desenvolvimento de projetos educacionais voltados ao empreendedorismo.

A assinatura do documento (Termo de Parceria) foi realizada na manhã desta quinta-feira (30) no gabinete da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Por meio do Termo, alunos da rede estadual de ensino participarão de projetos como Projeto Despertar, voltado aos estudantes do Ensino Médio, Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental e Programa Crescendo e Aprendendo, para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Todos os programas estimulam a educação empreendedora, odesenvolvimento profissional e autoconhecimento. Também proporciona novas aprendizagens, atuação coletiva e busca tornar os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores.

Na Seed, as ações dos programas serão coordenadas pelo DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais). Para a secretária leila Perussolo, a parceria é importante e destacou que o tema empreendedorismo deve ser trabalhado também no dia dia, em sala de aula. 

"Hoje o empreendedorismo integra o currículo escolar como um tema transversal e ele deve ser trabalhado em sala de aula. E com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o empreendedorismo passa a compor de forma sistemática, o currículo, as atividades e os conteúdos", disse.

Por meio da parceria, os professores das escolas participantes dos programas recebem uma capacitação de 40 horas que será ministrada por profissionais do Sebrae, responsável também por todo o material a ser utilizado durante o programa.

Depois, nas escolas atuando como multiplicadores, os professores promoverão encontros  presenciais, atividades de campo e organizarão uma feira para mostra dos trabalhos.

Nos encontros, os estudantes recebem noções sobre elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, possibilidade de riscos e captação de recursos, além de noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo.