Alunos participam da construção do Novo Ensino Médio

Secretaria de Estado da Educação do ES

13.06.2019

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) lançaram o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio, que tem como objetivo auxiliar técnicos das redes de ensino e gestores escolares na efetivação das mudanças previstas na Lei Nº 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Para isso, uma das ações da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foi implantar o “Processo de Escuta”.

A gerente de Ensino Médio da Sedu, Rosangela Vargas, explicou o desenvolvimento da atividade na prática. “Com o intuito de ouvir nossos estudantes, enviamos para todas as unidades escolares um formulário para que eles respondam sobre as suas expectativas para o Ensino Médio. A partir dessas respostas, vamos ter subsídios para elaborar e construir o novo currículo de forma que o estudante deseja realmente ser atendido”, disse Rosangela.

O formulário, enviado através de e-mail, deve ser respondido por estudantes da Rede Estadual do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio até sexta-feira (14). “Enfatizamos a necessidade de as escolas incentivarem os alunos a responderem o questionário. Só assim vamos tomar decisões assertivas quanto à implantação do novo currículo.

Os alunos da Escola Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, já estão respondendo o questionário a respeito do Novo Ensino Médio. “É um momento importante em que nossos estudantes estão sendo ouvidos em relação ao novo currículo”, disse o diretor Carlos Frederico Jordão Ghidini

Novo Ensino Médio

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta considera três grandes frentes: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.

Mais informações nos telefones (27) 3636-7855/ 7874.

Texto: Soraia Camata