Alunos indígenas vão participar do Festival Estudantil de Teatro pela primeira vez

Mato Grosso

18.04.2022

O Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, em parceria com a Superintendência de Diversidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), visitou a Aldeia Córrego Grande, da etnia Bororo, localizada na terra indígena Tereza Cristina, município de Santo Antônio de Leverger. O encontro ocorreu no dia 06 de abril e teve um motivo especial: convidar alunos da Escola Estadual Indígena Korogedo Paru a participar do 17º Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, previsto para ocorrer entre maio e outubro em oito cidades do Estado.

À direção da escola, professores e anciões da aldeia, foi apresentado o projeto do Fetran, que tem como objetivo implementar as medidas da Política Nacional de Segurança e Educação de Trânsito, além de promover e participar de projetos e programas de educação e segurança. A proposta segue as diretrizes estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito. O festival é realizado anualmente, em parceria com a Seduc e outros órgãos públicos.

A equipe da 2ª Superintendência Regional da PRF também ministrou uma palestra sobre a responsabilidade, conscientização e educação para o trânsito, com a participação de jovens e crianças. Uma roda de conversa com os adolescentes para discutir temas como o trânsito, a vida na aldeia e a cultura do povo Bororo fechou as atividades.

“Apesar de viverem na aldeia, muitos indígenas precisam frequentar as cidades por vários motivos e necessidades. Com essa ação do Fetran, conseguimos sensibilizar crianças e jovens quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no transito. É uma forma de protege-los”, explicou Lucia Santos, superintendente de Diversidades, que é ligada à Secretaria Adjunta de Gestão Educacional da Seduc. De forma geral, o Fetran pretende sensibilizar e conscientizar a população sobre os direitos e deveres no trânsito.

O festival, que foi criado em 2004, inclui atividades pedagógicas e a temática do cotidiano escolar no trânsito. Podem participar do festival alunos matriculados na educação infantil, no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e no Ensino Médio das escolas das redes pública e privada, bem como alunos matriculados em projetos de arte e cultura e programas sociais de caráter educativo.

Quanto à participação da Escola Estadual Indígena Korogedo Paru no Fetran, o convite foi aceito. A Seduc agora busca parceiros para que seja criado um grupo de teatro e que os jovens sejam treinados para atuação no palco. Além do ineditismo do povo Bororo no festival, a temática indígena na peça também promete fazer a diferença. Em razão do prazo, a apresentação dos alunos da Korogedo Paru só ocorrerá a partir da segunda etapa do evento.

O festival será realizado em várias etapas:

ARICÁ MIRIM - Campo Verde 23 a 27 de maio

ARAGUAIA - Primavera do Leste 06 a 10 de junho

XINGU - Água Boa 27 de junho a 01 de julho

TELES PIRES - Sorriso 08 a 12 de agosto

GUAPORÉ - Sapezal 22 a 26 de agosto

JURUENA - Colniza 12 a 16 de setembro

CUIABÁ - Várzea Grande 26 a 30 de setembro

Etapa estadual - Cuiabá 17 a 21 de outubro (Cine Teatro Cuiabá)

Texto de Rui Matos