Sergipe
06.12.2019Alunos de 21 escolas-piloto do Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira, 5, do "Demoday", uma culminância em que eles apresentaram, por meio de um pitch de cinco minutos, os projetos desenvolvidos ao longo de toda a jornada do Programa Pense Grande. O evento foi realizado na Universidade Maurício de Nassau, em Aracaju, e contou com a presença de professores, gestores das diretorias regionais de educação e convidados.
O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, esteve presente e assistiu às apresentações. Ele destacou que a Seduc vê momentos como esse com bastante entusiasmo. "Na nossa concepção, o resultado de tudo isso que os alunos estão apresentando é exatamente aquilo que a gente espera que esteja no nosso conjunto de itinerários, com temáticas muito presentes para as escolas e para a comunidade. A educação é um bem maior da população. Quanto mais a gente tem isso, mais chances temos de desenvolver o país e gerar oportunidades para todos. A gente vê projetos maravilhosos, seja dos técnicos da Seduc, seja dos professores e alunos. A gente entende que isso é um ganho social", disse.
O professor José Ricardo de Santana ainda agradeceu a colaboração das instituições parceiras, como a Fundação Telefônica Vivo, Sergipe Parque Tecnológico, Sebrae, Maurício de Nassau, Universidade Federal de Sergipe, entre outros.
Pense Grande
O Programa Pense Grande é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que promove formação em competências empreendedoras e o uso de tecnologia digital focada nos jovens a partir de 15 anos, em todas as regiões do país. Em Sergipe, ele acontece em 21 escolas-piloto do Novo Ensino Médio da Rede Estadual, com atividades ministradas por professores que receberam a formação continuada em Empreendedorismo Social.
Para a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Lima, a participação dos alunos nesse programa revela o desenvolvimento do protagonismo juvenil. "Nós temos hoje o Currículo de Sergipe alinhado à BNCC, que tem como um dos eixos principais o Projeto de Vida. Por meio desse programa, a gente desenvolve no estudante o protagonismo, autonomia, criatividade, inovação, sem esquecer que todas essas competências estão elencadas na BNCC. A partir do momento em que estimulamos nos alunos o senso crítico, a solidariedade, o trabalho cooperativo e a inclusão digital, estamos trabalhando para desenvolver todas as competências gerais que a BNCC estabelece", declarou.
A coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), Joniely Cruz, ressaltou que o programa tem como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam projetos com foco no empreendedorismo social, verificando os problemas da sua comunidade e pensando soluções criativas e inovadoras.
"É importante não apenas estimular o empreendedorismo social, mas pensar nas nossas escolas como um espaço de construção do conhecimento. A ideia é que a iniciação científica e a pesquisa se iniciem na educação básica. Espero que muitos ‘Demodays´ venham a acontecer em nossa rede", afirmou.
Projetos e premiações
Distribuídos em três salas de aula, os alunos das 21 escolas apresentaram para uma banca examinadora os seus projetos, desenvolvidos com a orientação de professores. Eles tiveram cinco minutos para sintetizar a apresentação e mais dois minutos para responder aos questionamentos da banca avaliadora. Cada apresentação foi avaliada de acordo com cinco critérios: inovação, viabilidade financeira, impacto social, tecnologia e apresentação.
Ao final, seis escolas foram pré-classificadas: Escola Estadual Miguel das Graças (São Miguel do Aleixo), Colégio Estadual João XXIII (Ribeirópolis), Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira (Tobias Barreto), Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo (Barra dos Coqueiros), Colégio Estadual Barão de Mauá (Aracaju) e Colégio Estadual Silvio Romero (Lagarto). Todas estas seis escolas receberam, como prêmio, um computador.
Após o anúncio, cada uma das unidades de ensino semifinalistas apresentou os seus projetos novamente, no auditório da Universidade Maurício de Nassau, para disputar a classificação final. Em primeiro lugar ficou o Colégio Estadual Barão de Mauá, e em segundo, o Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo.
A primeira colocada ganhou um "carrinho empreendedor", contendo almofadas, equipamentos de tecnologia, óculos 3D, miniprojetor e livros de empreendedorismo. Já a segunda colocada recebeu uma maleta com produtos tecnológicos e livros. Já os professores e alunos das duas escolas vencedoras também ganharão, como prêmio, uma vivência de empreendedorismo em Recife (PE), onde conhecerão o Parque Tecnológico e outras instituições empreendedoras.
Espírito empreendedor
Alunos e professores destacaram a importância do projeto para despertar o espírito empreendedor nos jovens. A representante do Projeto Pense Grande, Regina Calia, disse ter ficado surpresa com a qualidade dos projetos dos estudantes. "O que a gente percebe e nos deixa surpresos é a criatividade e a vontade que eles têm de ajudar o mundo a melhorar, mesmo que suas contribuições sejam pequenas. Além disso, esse projeto estimula outras competências que não sejam apenas para o mundo do empreendimento, mas competências que levarão para suas vidas, como trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança, comunicação, entre outros", disse.
O aluno Nailton Fiel de Jesus Santos, do Colégio Estadual Pedro de Balbino, Tomar do Geru, apresentou juntamente com sua equipe o projeto "Sua Voz", um aplicativo por meio do qual a população poderá mandar reclamações e sugestões para a gestão municipal. O aplicativo também terá a função de diminuir os índices de desemprego, contendo uma área para currículos online. "Achei bem interessante participar do Pense Grande, porque o jovem tem o espírito criativo e empreendedor. Esse projeto veio para libertar essa capacidade que nós temos", declarou.
Cínthia Cristina Félix de Paula, aluna do Colégio Estadual Manoel Joaquim de Oliveira Campos, em Amparo do São Francisco, mostrou, juntamente com sua turma, o"Navegar São Francisco", projeto que visa mover o turismo em torno do rio São Francisco e da cidade de Amparo. "O projeto é maravilhoso e está proporcionando aos jovens o direito de conhecer o mundo empresarial. Acho muito bacana engajar os jovens nisso", afirmou.
Geandson Ribeiro da Silva, do 2º ano do Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, Barra dos Coqueiros, apresentou o Barratour, que trata do turismo inovador e ambiental em Barra dos Coqueiros. "Participar do projeto Pense Grande é mostrar o nosso projeto para as outras comunidades. A demanda de empregos não é tão boa, então quanto mais empresas forem abertas, mais empregos serão gerados", disse.
Ana Clécia Cunha de Andrade, do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, mostrou o projeto "Idosos na Rede", que visa ensinar tecnologia aos idosos. "Essa é uma oportunidade única e, independentemente do resultado, queremos continuar com o projeto. É muito importante para despertar nos jovens o espírito empreendedor e o protagonismo", declarou.