Alunos e professores produzem e lançam foguetes em projeto inovador

Sergipe

19.04.2023

Ciência, pesquisa e muita energia tomam conta dos alunos e professores do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte que esta semana estão engajados na 1ª Olimpíada Dom Luciano de Foguete (ODLFOG). Quem for ao Parque da Sementeira verá as equipes entusiasmadas com os lançamentos dos protótipos de foguetes confeccionados com garrafa PET e toda plataforma de PVC. Os lançamentos iniciaram-se na última segunda-feira, 17, e se encerram na tarde de hoje, 19. Já as premiações acontecem na próxima segunda-feira, dia 24.  

De acordo com o coordenador da ODLFOG, professor Tiago Viana, trata-se de um projeto educacional que tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma oportunidade única de aprendizado, por meio da construção de foguetes, utilizando materiais recicláveis. O projeto tem como finalidade oferecer uma experiência lúdica e significativa aos alunos, por meio da qual possam aplicar diretamente conceitos de Física, Química e Matemática, durante a construção e lançamento de seus próprios foguetes.

"A motivação para a realização do projeto surgiu durante minha participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Obaa), que tem uma atividade prática chamada Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Todos os anos eu levo equipe de alunos para participar desse evento. Este ano, com o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Tecnologia de Sergipe (FAPITEC), nós conseguimos realizar a nossa própria olimpíada e mobilizamos 210 alunos, distribuídos em 70 equipes, além de todos os professores e a equipe diretiva do C.E. Dom Luciano", comemora o coordenador do projeto.

A primeira edição da ODLFOG prevê quatro dias de atividades intensas. "No primeiro dia, os professores passam por uma oficina de capacitação para aprender a montar os foguetes e as bases de lançamento. Depois, cada um deles ficou responsável por compartilhar esse conhecimento com duas equipes de alunos. No segundo e terceiro dias, no período da manhã, professores e alunos trabalham na confecção dos foguetes de garrafas PET e na montagem das bases de lançamento de PVC nas dependências da escola. Já no turno da tarde, todos se deslocam ao Parque da Sementeira para realizar o lançamento de seus protótipos. Nesse sentido, os estudantes são encorajados a lançar seus foguetes obliquamente, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. A 1ª ODLFOG encerra-se com a entrega das premiações, quando serão distribuídas medalhas e troféus para alunos que obtiverem os maiores alcances em seus respectivos lançamentos", explica o professor Tiago Viana. 

Para a diretora do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, Lidiane Moreira, a competição visa estimular a criatividade, inovação e o pensamento crítico, além de promover a capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas. "Inicialmente a olimpíada é só no Dom Luciano, mas eu acredito que ela tem um forte potencial de engajamento da comunidade escolar. Quem sabe, nos próximos anos teremos uma olimpíada sergipana de foguetes que mobilizará mais escolas ao estímulo à pesquisa cientifica e à tecnologia", enfatiza a gestora.

 

Para as estudantes do 2° ano do Ensino Médio, Maria Izadóris, Vilmara e Lavinya (Equipe 2), o projeto educacional é bem divertido, dinâmico e mostra o envolvimento dos jovens e dos professores com a pesquisa e o conhecimento científico. "É muito bom para a gente porque muitos alunos não têm contato com a ciência. E com esse projeto a gente se interessa em buscar mais informações, mais conhecimentos sobre questões relacionadas à física, à química e à matemática de uma maneira divertida", afirma a aluna Maria Izadóris. 

Participação nacional

Além da premiação prevista na 1ª ODLFOG, há o incentivo à participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG),  e o grupo com o maior alcance irá participar da Jornada de Foguetes deste ano, na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Em 2019, a equipe do Centro de Excelência Dom Luciano, localizado em Aracaju, formada pelas alunas Renata Kailane Dias Rocha e Mayra Santos Moura, sob a orientação do professor Tiago Viana Nascimento, conquistou o segundo lugar geral na 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que aconteceu dentro da programação da 22ª Jornada de Foguetes.