Alagoas
09.08.2021Mesmo diante do cenário desafiador de ensino remoto, a preparação de alunos e professores para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) segue a todo vapor. Com adesão de 100% dos municípios, feito alcançado apenas por mais dois estados em todo o Brasil, as escolas finalizaram, nesta quarta-feira (05), o envio dos relatos acompanhados das práticas desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, de acordo com a categoria inscrita.
A coordenadora estadual e representante da Secretaria da Educação (Seduc) na OLP, Maria Betânia Santos de Moraes, ressalta o trabalho realizado pelas escolas neste primeiro semestre, demonstrando o compromisso dos docentes com suas práticas, alunos e educação.
“Foi um grande desafio, porém, acreditamos no compromisso dos nossos professores que vêm contribuindo para a formação de uma geração de estudantes leitores e de futuros escritores. Parabéns a cada escola, a cada educadora e educador pela criatividade em manter vivo o aprender, o ensinar o conhecer, buscando caminhos para despertar no estudante a aprendizagem e o prazer pela leitura e escrita”, destaca a coordenadora.
Conhecendo as práticas
Esta edição enaltece o papel dos educadores na reinvenção e no empenho para o desenvolvimento das oficinas pedagógicas realizadas no ensino remoto. Escolas da Rede Estadual encontraram meios diversos para desenvolver suas oficinas, diante de um cenário inédito de isolamento social, com rápida transição para o ensino remoto e um impacto enorme no aspecto emocional de milhões de estudantes, educadores e famílias. Não faltou dedicação, criatividade e talento.
Na parte alta de Maceió, pela 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, as professoras Elizabeth dos Santos Silva, Polyanna Paz de M. Costa e Rosineide Pereira Santos Cassiano, reuniram virtualmente os alunos dos 8º anos em uma roda de conversa para introduzir a OLP na nova rotina.
“Para apresentar o gênero textual, crônica, selecionamos o texto “O papa vai ao banheiro?”, de Tiago Germano e propomos a leitura compartilhada. Na busca por alternativas para levar aos alunos uma reflexão sobre o lugar onde vive. Com ajuda de aplicativos de edição de imagem, alguns produziram um remix abordando algo que tinha chamado a sua atenção no cotidiano, enquanto outros se apropriaram do papel para elaborar o texto. Para que os alunos possam acompanhar tudo, elaboramos um mural virtual no qual postamos o material e as produções dos alunos trabalhados durante as oficinas”, explica Elizabeth Silva.
Na mesma GERE, a professora Silvaneide Santos da Escola Dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, na Santa Amélia, trabalhou o gênero artigo de opinião, voltado aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. “Inserimos mais uma aula de Língua Portuguesa para que pudéssemos trabalhar mais diretamente as oficinas. Estamos levando para as aulas a leitura dos textos finalistas de 2019 como exemplos de alunos. Nas oficinas 4 e 5 pudemos discutir sobre as questões polêmicas e fizemos um debate regrado virtual sobre o tema “A redução da maioridade penal”. Foi encantador o envolvimento dos alunos. Eles se posicionaram de forma coerente e com embasamento, ao mesmo tempo que respeitaram todas as regras do debate”, pontua a docente já com os próximos passos traçados: reuniões virtuais e a ideia de produzir a primeira versão dos textos.
Do outro lado da cidade, na Escola Rosalvo Lôbo, na Jatiúca, o professor Victor Mata Verçosa uniu o útil ao agradável e associou o estudo do Artigo de Opinião ao do gênero textual dissertativo argumentativo solicitado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para seus alunos da 3ª série do Ensino Médio. “Neste ano, os alunos estão sendo convidados a pensar o lugar onde vivem nesse contexto de pandemia, e no caso específico de Maceió, passando por um momento particular, com os bairros da parte alta nessa crise (com risco de afundamento). Quando eles puderem circular com mais liberdade podem encontrar ambientes bastante modificados. Na escola tivemos três olhares diferentes e este foi um. Outros escolheram falar sobre o pescado do sururu, com as marisqueiras do bairro do Vergel e projetos de ONGs locais, observando o espaço como lugar de empreendedorismo e afirmação cultural. Dadas as dificuldades, conseguimos fazer umas reflexões interessantes”, avalia.
Por toda Alagoas
No interior do estado, também não faltou criatividade. Na Escola Estadual Belarmino Vieira Barros, pela 3ª Gere, as professoras Meire Beltrão e Sandra Luna introduziram a temática da Olimpíada recepcionando estudantes virtualmente ao som de Zeca Baleiro, cantando "Trava língua''. Enquanto Meire falou da importância da prática da escrita, do valor das palavras e do amor pela leitura, Sandra mostrou detalhes da vida e obra da escritora Geni Guimarães, a homenageada desta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Pela 7ª Gere, em União dos Palmares, a equipe da Escola Estadual Rocha Cavalcanti montou uma banca na feira livre, na estação ferroviária da cidade. Com doações, empréstimo de livros, entrega de atividades impressas e muito mais. O projeto foi elaborado pelo professor de Língua Portuguesa, Gilmar Oliveira, em parceria dos colegas Samialisson Pacheco e Rosimeire Bernardo, que juntos fazem parte do Laboratório Clube de Leitura. A banca, nesse primeiro momento, tem como objetivo a divulgação e o fortalecimento do processo da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021.
Em Palmeira dos Índios, a professora Divanilda Dantas, da Escola Estadual Graciliano Ramos, comandou a produção do documentário "Que escola é essa".
"Nossa ideia era mostrar aos nossos alunos que a temática do lugar onde vivemos vai muito além da cidade, mas pode ser nossa casa, nossa escola, nossa rua, uma praça. Fizemos nosso trabalho neste sentido".
Cronograma
A partir de agora, na etapa escolar, as unidades terão até o dia 16 de agosto para organizar comissões julgadoras, além de selecionar e enviar os relatos que as representarão. Já na etapa municipal, cada Secretaria Municipal de Educação também selecionará seu representante, de 20 a 31 de agosto. De 03 de setembro até 01 de outubro será a vez das secretarias estaduais realizarem sua seleção. A seleção dos finalistas acontece de 13 de outubro a 16 de novembro e no dia 30 deste mesmo mês serão conhecidos os vencedores. O evento de premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro.