Secretaria de Estado da Educação do ES
28.08.2019A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Mandela, de Viana, realizou uma Gincana Cultural com os estudantes do sistema prisional para, por meio de atividades lúdicas, esportivas e interativas, criar o estímulo ao desenvolvimento cognitivo e afetivo-social.
Além disso, a ideia também foi motivar os alunos por meio de uma competição saudável com foco na ampliação do conhecimento geral. “De forma interdisciplinar, a inciativa gerou momentos de cooperação, integração e socialização entre os alunos, o que contribui e muito para a formação deles. Também estreitou o relacionamento entre todas as turmas da escola e criou oportunidade para os alunos mostrarem as suas diversas capacidades e conhecimentos adquiridos”, disse a professora organizadora Thaissa Zanoli Rodrigues.
A Gincana Cultural foi composta de três fases, sendo a primeira referente a um jogo de perguntas e respostas entre equipes formadas pelos alunos de acordo com as turmas e níveis de ensino; a segunda foi com o Xadrez Humano, em que os alunos foram as peças do jogo e os concorrentes indicavam para onde deveriam se mover; e a terceira e última fase foi a gincana entre as classes escolares estudantis com disputas pontuadas.
Thaissa destaca ainda que “o processo de ensino–aprendizagem durante o trabalho deve ser avaliado de forma contínua e integrado por meio de atividades realizadas pelos alunos, observando os aspectos qualitativos como a participação, organização, responsabilidade, interesse, criatividade, disciplina e respeito mútuo”, descreveu a professora.
Texto: Soraia Camata