Alunos do Complexo Penitenciário de Florianópolis são vencedores do Concurso Nacional de Redação da DPU

Santa Catarina

09.12.2019

Dois alunos da escola do Complexo Penitenciário de Florianópolis, Carlos Renato dos Santos e Julio Moura Melgarejo foram classificados, respectivamente, em 1º e 2º lugar na Categoria IV do Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O resultado final foi divulgado no mês de novembro e o primeiro colocado foi o único do estado, entre todas as categorias, a atingir a nota 100. A categoria IV, que contou com 921 concorrentes em Santa Catarina, é destinada para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro.

Pela primeira vez, os estudantes da escola do Complexo Penitenciário de Florianópolis, que funciona em parceria com o CEJA Florianópolis, participaram do concurso, com 58 redações inscritas na competição. A 5ª edição da prova teve como tema “Defender Direitos, Evitar Desastres: Como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento Sustentável”. Os professores mobilizaram a participação dos alunos com discussões e debates durante os encontros do projeto Despertar pela Leitura, assim como nas aulas do ensino regular (Fundamental e Médio). Além disso, a equipe da Unidade elaborou um material complementar de estudos com dicas pontuais de redação e sobre o tema, para que os candidatos pudessem estudar sozinhos antes das produções finais.

Participante produziu 20 redações para escolher uma

O envolvimento dos alunos despertou atenção. Um deles produziu mais de vinte redações diferentes e pediu para que a orientadora escolhesse “a mais bonita”. Outros dois inscritos, que dividem a mesma cela, comentaram com a orientadora: “a senhora ficaria muito orgulhosa se pudesse ver nosso ‘barraco’, não parecia cela e sim uma biblioteca. Era livro na cama, na janela, resumo na parede. Nunca estudei tanto na minha vida, até estou orgulhoso de mim!”.

Tanto a Gerência de Educação da Penitenciária, quanto os professores do CEJA de Florianópolis, tiveram papel ativo no engajamento dos alunos durante todo o processo de produção. O professor Adailson Robalino Leal orientou as duas redações campeãs e sente-se orgulhoso pelo resultado. “Tive a honra de trabalhar com alunos tão talentosos! Eles são bons, interessados, dedicados, inteligentes. Me perguntaram bastante durante os encontros e seguiram as orientações, sendo esse o resultado. Só tenho a  agradecer o companheirismo dos colegas professores, ao CEJA de Florianópolis e a Gerência de Educação da Penitenciária. Agora é só comemorar esse grande resultado. Valeu!”.