Alunos do Colégio Militarizado Sadoc Pereira participarão de Feira de Ciências em Minas Gerais

Roraima

01.07.2019

Por: Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

Os alunos Palloma Oliveira, Eduarda Vicente, Vinícius Kreutz, Fernanda Abreu e João Vito Jeronimo, do Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, localizado no município de Alto Alegre irão representar Roraima na 3ª Femic (Feira Mineira de Iniciação Científica) com três projetos.

Um dos projetos apresentados na Feira será ‘Desmatamento e assoreamento de nascente e afluentes do  Rio Mucajaí no município de Alto Alegre’, que visa identificar as nascentes dos afluentes do rio Mucajaí com intuito de revitalizá-las e protege-las.

“Durante o trabalho in loco, os alunos coletaram alguns materiais que serão analisados em laboratório para identificar a qualidade do solo e da água”, explicou a coordenadora das Feiras de Ciências de Alto Alegre, Marilene Kreutz.

O Projeto ‘Construção de habitação popular para pessoas de baixa renda utilizando blocos estruturais ecológicos’, propõe que os mesmos proprietários sejam os construtores e os responsáveis pela confecção dos blocos estruturais artesanais.

“Essa é uma forma de reduzir gastos com mão de obra de construção e confecção da maior parte dos itens a serem utilizados na obra. Além disso, as casas serão construídas no canteiro de obras”, disse Marilene.

O terceiro projeto a concorrer é o intitulado ‘Uso de materiais lúdico pedagógico confeccionado com materiais reciclados em coleta seletiva’, que tem como objetivo aprofundar estudos teóricos e práticos sobre o uso de material didático-pedagógico, para serem aplicados nas escolas de Ensino Fundamental I e II e até mesmo com alunos com deficiência intelectual do Ensino Médio.

“O material lúdico pedagógico confeccionado com materiais reciclados tem como finalidade enriquecer o processo do aprendizado dos alunos em sua melhor fase de desenvolvimento escolar. Além disso, possibilitará aos professores fazer uso deles com múltiplas possibilidades utilizando material reciclado descartados como lixo”, complementou a coordenadora.

A FEIRA - A escola realiza Feira de Ciências desde 2013. Na primeira edição houve a inscrição de 32 projetos sendo 21 do Ensino Fundamental e 11 do Ensino Médio.

Em 2014, o projeto da escola com o tema ‘Vinagre de manga’ ganhou destaque nacional e participou da XX Ciência Jovem na cidade de Olinda, em Pernambuco. 

No ano passado, os projetos ‘Levantamento do número de acidentes de trânsito ocorridos na sede do município de Alto Alegre’ e ‘Levantamento do uso de drogas entre jovens do município’ participaram da 2ª Femic. Além disso, o projeto ‘Extração de óleo e essências vegetais utilizando um extrator caseiro’ participou da 24° Ciência Jovem.

“Nós estamos muito felizes e orgulhosos dos alunos, pois estamos colhendo frutos do trabalho desenvolvido. Além disso, somos uma escola do interior e iremos representar Roraima mais uma vez em um concurso nacional”, poderou Marilena.

Este ano, o Colégio Militarizado realizará a VII Feira de Ciências que ocorre em outubro e 31 projetos já estão em andamento.

FEMIC - A 3ª edição da Feira Mineira de Iniciação Científica ocorre no período de 13 a 16 de agosto na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais (MG).

A FEMIC é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar, construído no pilar ensino-aprendizagem inspirado na pedagogia piagetiana de projetos, sendo um movimento com caráter cíclico e anual de planejamento, execução e apresentação de projetos investigativos.