Alunos do Ceti Portal da Esperança estudam aplicação de modelo de negócio à agricultura em aula de campo

Piaui

23.11.2023

O universo da pesquisa na agricultura e na piscicultura, especialmente nos estudos sobre plantio e cultivo de peixes, foi apresentado, nesta quarta-feira (22), aos 110 alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Portal da Esperança, situado no bairro Nova Teresina, durante aula de campo na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte.  

A aula de campo teve como objetivo incentivar o uso dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na aplicação de técnicas agropecuárias capazes de melhorar a produção e comercialização para a agricultura familiar, se utilizando da sustentabilidade.

Com orientações dos professores Emanoel de Oliveira Junior e Naiara Cristine Meireles da Silva, os estudantes desenvolveram o projeto de horta escolar. Na visita técnica eles observaram a experiência do modelo Sisteminha, que é uma solução tecnológica para produzir alimentos em pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais, para replicá-los no ambiente escolar.

“Foi realizada uma atividade, primeiramente, de entendimento do que seja a empresa pública Embrapa através de uma palestra com funcionários da empresa. Em seguida, foi realizada uma visita de campo onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Sisteminha, composto por sistemas de irrigação, plantios cíclicos e em consórcios, preparação do solo e colheita do pequeno produtor”, explicou o professor Emanoel Júnior.

Francisco Iran dos Santos Rocha e Antônio Francisco Maurício Araújo da Costa são dois dos estudantes do Ceti Portal da Esperança que aproveitaram a visita técnica para aprender os procedimentos de manejo da terra e de animais.

“Entendemos sobre os materiais que podemos utilizar e como evoluir os sistemas pequenos no ramo da agricultura. Aprendemos diversas formas de plantar, produzir mel e o aproveitamento do solo, e todos estes conhecimentos podemos desenvolver para transformar em negócios”, explicou o estudante Francisco Iran.

As orientações dos técnicos da Embrapa permitiram aos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral e da Educação Profissional entender como as atividades da agricultura e piscicultura podem diversificar os modelos de negócios.

“Os técnicos explicaram que em até meio metro de terra nós conseguimos plantar o alimento para comer. A visita foi muito importante para ter esses conhecimentos e levar para fora”, disse o jovem Antonio Francisco.

A coordenadora pedagógica do Ceti Portal da Esperança, Fátima Lustosa, reforçou que a atividade deve incentivar os estudantes a explorar formas de aquisição de renda. "A maioria dos alunos da escola são oriundos da zona rural, então é importante que eles tenham conhecimentos sobre a agricultura familiar e piscicultura para aplicar no seu cotidiano. Com essa prática eles podem desenvolver seus modelos de negócios a partir do que foi visto na escola", disse a coordenadora.