Secretaria de Estado da Educação do ES
24.06.2019Os estudantes Matheus Raniele e Rômulo Silva de Oliveira, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Rômulo Castello, em Serra, desenvolveram um aplicativo que orienta e incentiva a ter no dia a dia práticas voltadas à Educação Financeira. A ideia surgiu durante as aulas de Matemática, momento em que os alunos estão sendo conscientizados, desde cedo, a poupar o próprio dinheiro.
Durante a ação, com a ajuda do professor de Matemática Carlos Costa que levou o assunto para as aulas junto a 120 alunos da unidade de ensino, os alunos Matheus Raniele e Rômulo Silva de Oliveira desenvolveram um aplicativo com o objetivo de promover qualidade de vida e o equilíbrio financeiro. A feramente também oferece dicas de educação financeira.
“Os dois alunos me chamaram e disseram que tinham interesse em apostar em um negócio próprio, pois gostam da área de Informática e começaram a criar um algorítimo de um programa que foi implementado a partir de aulas que tivemos”, disse o professor.
A ferramenta, que estará disponível para computador e, também, para aplicativos em celulares, serve para fracionar a renda do usuário e mostrar o quanto ele deve destinar para investimentos futuros, gastos essenciais e até investimentos como tesouro direto e ações, por exemplo.
“Desde pequeno eu participava de eventos de programação, montei meu próprio computador e, a partir das aulas de Educação Financeira, tive essa ideia do aplicativo para ajudar as pessoas a controlarem a renda”, disse Matheus, um dos idealizadores do aplicativo que será disponibilizado, a princípio, de forma gratuita. Rômulo acrescenta: “a ideia era fazer um aplicativo que calculasse todo o salário das pessoas para ajudar a poupar. Já até apresentamos a ferramenta em outras escolas”, disse.