Alunos de Vitória aprendem sobre Plano Cartesiano durante aulas práticas de Arte e Matemática

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.08.2019

A Escola Estadual Maria Ortiz, de Vitória, realizou o projeto “Resgatando Saberes em Tramas”, nas aulas de Arte e Matemática, contemplando cerca de 240 estudantes. Nas atividades, os alunos conheceram o plano cartesiano e a formação de desenhos a partir de coordenadas. Posteriormente, cada aluno escolheu um suporte: papelão, isopor, pedaços de madeira, tela ou tecido, mesclando linhas, como barbante, linha de costura e fitas, com pregos e alfinetes, para a criação dos desenhos.

A iniciativa foi da professora Gisele Lourençato Faleiros da Rocha. “A partir dos conhecimentos sobre a gramática visual e investigação de seus elementos, como ponto, linha e plano, cada aluno deveria elaborar o seu próprio trabalho de criação, relacionando essa experiência a familiares e amigos de sua comunidade. Nesse sentido, além da experiência estética e criativa, os conhecimentos ultrapassam os muros da escola fortalecendo a parceria entre a escola e a comunidade, da mesma forma, despertando reconhecimento e autoconfiança nos alunos”, relatou.

A estudante Jheiane Moreira Silva Barbosa disse que a atividade foi uma experiência muito boa, mas bastante trabalhosa também. “É um trabalho que exige bastante atenção e esforço. Além disso, nos trouxe a experiência de fazer a família a melhor parte, pois todos se empenharam em ajudar para obter um bom resultado, o que me deixou muito feliz”, disse.