Santa Catarina
21.06.2022Estudantes de dezenas de escolas estaduais de Santa Catarina contam com a estrutura de laboratórios para aprender disciplinas como matemática, física, química e biologia. Os equipamentos e materiais didáticos para a criação dos laboratórios são entregues pela Secretaria de Estado da Educação (SED), com prioridade às unidades com maior carga horária e ensino no contraturno, para que as equipes pedagógicas das escolas possam ensinar na prática as temáticas da sala de aula.
Na instalação dos Laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática da EEB Dom Helder Câmara, da cidade de Modelo, as orientadoras Francieli Provenci e Carina Stochero convidaram todas as turmas da unidade para conhecer o espaço e as atividades que poderiam ser desenvolvidas. As atividades incluíram visualizar algumas lâminas projetadas na televisão em uma câmera acoplada no microscópio digital e jogar Wizard, que desenvolve habilidades de raciocínio lógico, cognitivas, éticas, emocionais e sociais.
A professora Carina Stochero destaca que "os dois laboratórios foram uma conquista para nossa escola, e estão cada dia mais agregando conhecimento e despertando mais interesse nas aulas”, destaca.
A orientadora do laboratório de Ciências, Francieli Provenci, destaca uma atividade prática realizada com os alunos do 6° ano para identificar e observar o que são misturas homogêneas e heterogêneas. “Para isso, os alunos utilizaram materiais como água, areia, açúcar, sal, terra, pedras, béquer e bastão de vidro”. Além de observar a consistência e cor da mistura que se formou, os alunos puderam escolher materiais para separar, como pinça, filtro de papel, seringa, funil, conta-gotas e peneira.
Participação exemplar dos estudantes
A professora de Química Franciele Ana Chenet Cenci, da EEB Gomes Carneiro, em Xaxim, usou o laboratório para trabalhar o cálculo da massa, volume e densidade de diferentes materiais com os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com o apoio da professora orientadora Kellyn, foram usados materiais como água, vidro, ferro, pisseta, balança, proveta e béquer. Ela destaca que os estudantes estavam bem ansiosos: “Eles relataram que nunca tinham ido a laboratório nas escolas anteriores. Tivemos uma participação excelente de todos”.
O engajamento foi tão satisfatório que a professora pretende ampliar o uso do laboratório para outros componentes curriculares em que atua no Ensino Médio, tanto na Trilha de Aprofundamento quanto na disciplina eletiva de Práticas Investigativas.
Desenvolvimento do raciocínio lógico
A proposta é que as atividades pedagógicas nos laboratórios sejam interdisciplinares, como explica a professora Josiane Claudino Alves, orientadora do laboratório de matemática da EEB Fridolino Hulse, em São Martinho. Tanto que o professor de Ciências da escola usou o laboratório para uma atividade prática com o uso do LEGO. A construção de um carro com volante e um elevador foi proposta para o 7º ano, que teve a turma dividida em equipes de três a quatro alunos. De acordo com o professor Claiton Oenning, o objetivo da atividade foi identificar as estruturas necessárias para a montagem e, além disso, a associação do assunto trabalhado em sala de aula com suas possíveis aplicações no cotidiano.
A orientadora do laboratório percebeu a efetivação de diversas habilidades, como o exercício da curiosidade intelectual, a criatividade e a elaboração de hipóteses para resoluções de problemas: “Foi um conhecimento ímpar, que potencializou o trabalho de sala de aula, expandindo-o para além da teoria estudada”. Ela destaca que os estudantes têm elogiado as novas experiências: “Os alunos chegam a relatar que não imaginavam que o Lego tinha tanta relação com os conteúdos em sala de aula. Eu me sinto realizada com isso, pois o raciocínio lógico vem sendo trabalhado de uma maneira muito eficaz. Acredito que colheremos muitos frutos deste projeto”.
Interpretação de fenômenos naturais
Com o objetivo de explicar o fenômeno natural do arco-íris, a professora de Biologia da EEB Governador Lacerda, de Videira, Gislaine Denardi Biasolo, levou os estudantes da 1ª série do Ensino Médio para o laboratório de Ciências da Natureza. ”Propus que eles se imaginassem como cientistas e tivessem que dar uma explicação a um fenômeno natural. Partimos da exposição de uma situação-problema e quais seriam os passos até encontrar as respostas que envolvem o fenômeno arco–íris”.
Para a professora, trabalhar o desenvolvimento das competências na área de ciências da natureza é dar oportunidade aos alunos de entenderem o mundo e interpretarem os fenômenos que vivenciam no dia a dia: “É fundamental se apoiar em questões que fazem sentido para o aluno e assim despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento. Ter na escola um laboratório escolar científico bem equipado contribui para melhorar o aproveitamento dos educandos e permitir que aprendam de forma prazerosa”.
Alguns materiais enviados no kit de cada laboratório:
Biologia – Diversos modelos anatômicos, incluindo o esqueleto humano, membros do corpo como pulmão e rim, células vegetais e animais, entre outros. Microscópios, balança manual e óculos de segurança. Vários equipamentos como frascos, tubos e marcadores, além de reagentes para uso laboratorial.
Matemática – Materiais didáticos como Torre de Hanói, Talha de Arquimedes, Balança de Arquimedes, conjunto Teorema de Pitágoras, ciclo trigonométrico e conjunto para construir árvores de possibilidades, além de ferramentas de apoio como a fita métrica, cronômetro, diversas formas geométricas, réguas, transferidor e paquímetro.
Química – Equipamentos como copo de béquer, balão volumétrico, funil, vareta de vidro, rolha para laboratório, mangueira de látex, condensador, papel filtro, pipeta em vidro, frascos plásticos e marcadores. Reagentes para os testes e refrigerador para armazenar as amostras.
Física – Aparelhos para testes elétricos, como resistor, transistor, transformador, estabilizador de tensão, pilhas e lâmpadas. Para estudo de outros conteúdos, há equipamentos como dilatômetro a laser, termômetro em vidro, decibelímetro, multímetro digital, dispositivo das leis de gases e materiais didáticos para estudo de outros fenômenos físicos.