Alunos de SC usam laboratório para atividades com material genético e visualização de células

Ciências

29.06.2021

Duas escolas da rede estadual realizaram atividades práticas de extração de material genético e visualização de células de morango nos laboratórios instalados nas unidades. O objetivo era observar a estrutura responsável pela transmissão das características biológicas.

A professora Larissa Gabriely Fernandes, da EEB Maria Corrêa Saad, em Garopaba, explica que a ideia do experimento surgiu após a necessidade de observar a fruta de forma concreta, além das imagens do livro didático, que faz a representação com cores artificiais.

A experiência tinha como objetivo a extração da Cromatina (complexo de DNA e proteínas que se encontram no núcleo celular) das células vegetais, nesse caso, das células do morango. A professora explica que essa fruta possui 40 cromossomos e quatro cópias de cada cromossomo, o que facilita a observação do DNA.

Ela relata que os alunos de duas turmas do 9º ano adoraram a atividade, tanto que pediram mais aulas no laboratório: “O aprendizado deles foi efetivo. Todos os alunos conseguiram responder as questões sobre a aula e sempre participam oralmente das aulas de ciências”.

Estruturas básicas das células

Outra experiência semelhante foi realizada na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim. O professor Rafaeli Saibro e a coordenadora do laboratório, Simoni Pércio, reuniram os alunos do 9º ano para a aula prática. Antes disso, fizeram uma revisão teórica das estruturas básicas das células, tema abordado em anos anteriores na disciplina de Ciências.

A aula prática envolveu a maceração dos morangos para que a reação química possa ocorrer. A atividade incluiu ainda a análise da divisão celular do material no microscópio, quando os cromossomos ficam evidentes.

Além dos morangos maduros, foram utilizados outros itens, como sal de cozinha, detergente incolor, álcool, água, peneiras e tubos de ensaio.

A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e semanalmente no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!