Alunos de São Paulo são premiados com projeto que incentiva o uso consciente da bicicleta

Grêmio Estudantil

18.12.2015

Clima de festa marca o evento de premiação do Prêmio Construindo a Nação 2015 - a Vez dos Grêmios, a Vez dos Estudantes, na E.E. Tonico Barão, localizada no município de General Salgado, interior de São Paulo. O Grêmio “Detona”, formado por cerca de 15 alunos, conquistou o 1º lugar com o projeto “Ciclista Consciente”. Eles semobilizaram e mostraram para toda a cidade os riscos de acidentes no trânsito envolvendo bicicletas, que é o principal meio de transporte da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e noFacebook

Durante o evento, realizado no último dia 10 de dezembro, apresentações culturais e artísticas levaram o público, de cerca de 500 pessoas, à emoção. Já os estudantes receberam um troféu, uma placa de homenagem e R$ 10 mil em equipamentos eletrônicos escolhidos pelo próprio grêmio.

"Achei excelente a nossa escola receber esse prêmio, pois virou exemplo de cidadania para a comunidade e outros alunos. A ação estimulou muito a responsabilidade, o crescimento e o fortalecimento dentro da escola. Os outros alunos, que não são do Grêmio Estudantil, olharam como exemplo e já querem participar do próximo concurso de 2016", diz Júlio Cesar Paulino, vice-diretor da unidade escolar.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Aline Fernanda Cadamuro, comemora a vitória e destaca a importância do projeto. "Foi muito bom a nossa escola ganhar, porque a nossa cidade é pequena e estava acontecendo muitos acidentes de trânsito”, explica.

A primeira ação dos jovens foi a fabricação de panfletos, em parceria com o comércio da cidade e Polícia Militar, pedindo que os ciclistas respeitem as leis de trânsito, como não andar na calçada, por exemplo. Além disso, os alunos foram às ruas para a distribuição do material para ciclistas, motoristas e pedestres.

“Paramos o trânsito. Tinham escolas maiores e projetos muito bons participando e foi ótimo acompanhar a reação dos alunos com o anúncio da nossa vitória", explica a aluna Aline Cadamuro.