Alunos de quatro escolas estão classificados para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Roraima

11.10.2019

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

Estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino de Roraima participarão da etapa regional da 6° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A etapa ocorrerá de 23 de outubro a 19 de novembro em São Paulo (SP), quando professores e alunos semifinalistas viajam juntos e participam de atividades culturais e formativas. As premiações da etapa nacional serão no dia 10 de dezembro.

As escolas vencedoras são, de Boa Vista, a Escola Mario David Andreazza na categoria Artigo de Opinião e o Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar (na categoria Memórias Literárias. E ainda de Rorainópolis a Escola Padre Eugenio Possamai na categoria Crônica, e de Caracaraí, a Escola José Vieira de Sales Guerra categoria Documentário.

“Estamos muito felizes e orgulhosos da participação das nossas escolas e estudantes na etapa regional da Olimpíada. Sem o esforço, dedicação e empenho de todos essa conquista não seria possível”, explicou a coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, Elenice Prado.

Maria Luzia de Melo, gestora da Escola Estadual Mario David Andrezza, destacou a importância dos alunos participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa e de Matemática. “A escola sempre participa das Olimpíadas, desenvolve projetos, entre outras atividades que contribuam para o ensino aprendizagem dos alunos”, comentou Maria Luzia.

Os alunos vencedores são: Waléria Teixeira, estudante da escola Mario David Andrezza, Larissa Barreto, da Escola Padre Eugenio Possamai, Vinicius Gabriel Andrade, Werverton Rosa, Andrae Nogueira, ambos da Escola José Vieira de  Sales Guerra e Felipe Lorran do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar. Os professores orientadores são Deives de Oliveira, Erlene de Aguiar, Clébia Maria Farias e Suzana Rodrigues.

A Comissão Julgadora Estadual concluiu os trabalhos de seleção dos textos no dia 02 de outubro. Participaram da Comissão docente formada na UERR (Universidade Estadual de Roraima), avaliadores e a Rede de Ancoragem que é formada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

É uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Participam da Olimpíada alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. As categorias são dividas em cinco gêneros conforme a série dos alunos, ou seja, cada série tem a sua respectiva categoria de competição.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.