Alunos de Mandarim vivenciam ‘Dia da China’ em escola de Vitória

Secretaria de Estado da Educação do ES

24.04.2019

Pioneira em oferecer terceira língua estrangeira na Rede Estadual de Ensino, o mandarim, a Escola de Tempo Integral Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, realizou na tarde dessa segunda-feira (22), a primeira rodada do Dia da China para apresentação dos projetos criados pelos estudantes para o curso.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, com o apoio dos professores Chao Yang e Anran Wu, que são nativos, mostraram habilidade na nova língua e conhecimento da cultura chinesa ao apresentar aos colegas e pais presentes na plateia, danças, cantigas, poesias, além de brincadeiras em grupo. 

Segundo a diretora da escola, Mayara Lima Cândido, a língua pode abrir portas no mercado de trabalho. “A presença de multinacionais chinesa no Estado do Espírito Santo torna o conhecimento do mandarim fundamental para os estudantes saírem na frente na disputa por uma oportunidade de trabalho”, disse.

O professor Chao Yang, ao fim das apresentações, contou com entusiasmo o quanto está satisfeito com o resultado atingido pelos garotos: “Em poucas aulas já foi possível apresentar trabalhos de qualidade. Os alunos são comprometidos e atenciosos, temos uma troca de conhecimento mútuo, aprendo muito com eles todos os dias”, destacou.

Já a professora Anran Wu adiantou que em breve os alunos terão novas datas para mostrar mais resultados deste processo de aprendizagem. “Neste encontro trabalhamos mais o aspecto cultural. Em breve teremos outras datas, em que será possível apresentarmos um pouco mais de gramática e conhecimentos na escrita”, afirmou.

Texto: Cícero Giuri