Alunos de Laginha de Pancas aprendem Física com atividades cotidianas

Secretaria de Estado da Educação do ES

01.08.2019

A Escola Estadual Sebastiana Grilo, em Laginha de Pancas, desenvolveu com os estudantes do Ensino Fundamental o projeto “O Emprego da Física na Prática de Atividades no Cotidiano”. O objetivo foi compreender os conceitos de ondas e sons, reconhecendo os tipos e como eles se propagam no dia a dia.

Durante a ação, com a ajuda da professora de Ciências, Carla Reis Leite, os alunos construíram experimentos como “telefone sem fio” e “taça com água”, por exemplo, para a propagação de ondas sonoras. Com luz solar e CD, os estudantes colocaram em prática a ideia da ação e, assim, foi realizada a propagação de ondas eletromagnéticas. Em seguida, com latas, água e lâmpada formou-se a propagação de ondas térmicas. 

A professora Carla Reis destaca que atividades como essa servem para que o aluno possa participar efetivamente das aulas. “Foi muito gratificante, pois despertou o interesse e a criatividade dos alunos em um tipo de conteúdo que faz parte do nosso cotidiano. Muitos alunos conheciam a prática, mas não sabiam a relação das atividades com a teoria cientifica”, afirmou.

A aluna Maria Eduarda Araújo Sheroeder, do 9º ano do Ensino Fundamental, destaca que ter participado desse projeto proporcionou um conhecimento mais abrangente. “Estudamos o assunto, pesquisamos e criamos. Assim, o estudo da Física dentro da Ciência não se torna tão complicado. Com isso, percebemos que usamos a Física no nosso dia a dia, nas atividades rotineiras”, disse.

Texto: Rafael Fernandes