Alunos de Irupi participam do 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas e Poemas

Secretaria de Educação do ES

22.11.2019

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bernardo Horta, em Irupi, participaram e foram premiados no 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas e Poemas de Iúna. O evento foi realizado no dia 14, durante o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, promovido pela Academia Iunense de Letras. Os estudantes concorreram no o gênero poema.

As alunas Thaynara Guimarães Silva, Kelly Souza Storck e Vitória Guedes Rocha receberam Menção Honrosa. Já o aluno Gean da Costa Oliveira foi classificado em 3º lugar e Pedro Augusto Fernandes Oliveira foi o campeão, no gênero poema e na categoria Ensino Fundamental. Entre as propostas da ação estavam a produção de poemas sobre o tema “Humildade” e produção de trovas com o tema “Iúna”. A atividade ajudou no desenvolvimento da oralidade dos alunos, da postura e aumento do vocabulário, por exemplo.

“Achei muito legal! Fiquei muito nervoso quando cheguei lá, mas depois fui me acalmando. Gostei muito de ganhar um troféu”, disse o aluno Gean da Costa Oliveira. Já a estudante Thaynara Guimarães Silva enfatizou que a experiência foi marcante. “Amei conhecer todos os membros da Academia Iunense de Letras, eles são muito legais! Agora quero participar de vários concursos”, destacou.

Pedro Augusto Fernandes também ressaltou a receptividade da Academia Iunense de Letras. “Com o passar do tempo e com a recepção carinhosa dos membros da Academia nos acalmamos mais, o que ajudou a deixar nossa participação mais legal ainda.”

A professora de Língua Portuguesa, Valdilene de Castro Souza, disse que inserir os alunos neste projeto fez com que eles se sentissem muito valorizados. Já o diretor da escola, Jacy Silveira Nunes, reforçou a importância do trabalho da equipe pedagógica, dos professores e principalmente dos alunos que não mediram esforços para participarem do concurso.

“Quero também ressaltar que a maior vitória é o conhecimento adquirido, proporcionando aos alunos uma educação de qualidade, formando leitores reflexivos, críticos e participativos para uma sociedade melhor, tendo a leitura e a escrita como alicerce para a vida”, pontuou.