Alunos de escolas estaduais da Baixada expõem pinturas em workshop

Rio de Janeiro

06.01.2025

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) promoveu exposição de pintura dos alunos do projeto Multiarte, que oferece oficinas de arte em colégios da Baixada Fluminense. O workshop aconteceu na sede da pasta, localizada na Cidade Nova, Centro do Rio. Sob a supervisão da professora de Artes Peter Jean Cohen, 12 estudantes, entre telas, tintas e pincéis, mostraram suas técnicas e muita criatividade para os muitos visitantes que prestigiaram o evento. Participaram alunos do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Japeri, do Colégio Estadual Engenheiro Pedreira, em Engenheiro Pedreira, e do Ciep Etec 196 São Teodoro, em Nova Iguaçu.

O projeto foi criado para atender alunos com interesse pela pintura. O trabalho tem uma história de resgate cultural na Baixada Fluminense, transformando, por meio da arte, a vida de muitos jovens talentosos. Entre outras atividades, o curso promove a participação dos alunos em exposições onde encontram artistas profissionais, trocam experiências e vivenciam o mundo da pintura.

Nos 20 anos do Multiarte, muitos estudantes decidiram cursar Belas Artes e conquistaram vagas em universidades, sendo aprovados, por exemplo, no processo classificatório para o curso de graduação em Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E, vários deles, mesmo antes de terminarem o curso, já comercializam suas telas com sucesso, gerando renda para a família. Eles também têm conseguido apoio de instituições para suas exposições individuais.

A superintendente pedagógica da Seeduc, Flávia Costa, acompanhou o workshop e considerou o dia uma data muito especial por receber alunos fazendo arte. 

– É uma iniciativa que emociona muito, porque mostra o quanto a educação é transformadora e que, se ela for trabalhada, pode mudar vidas. Esses alunos acabam se tornando empreendedores e até criam uma nova fonte de renda.  Então, quando o professor consegue atingir o nosso alunado com trabalhos como esse, ele diversifica esse ensinar na sala de aula. Eu acho que, para nós que fazemos política pública, é gratificante ver resultados assim.

Peter Jean Cohen, que atua na rede pública estadual há 24 anos, é uma entusiasta do trabalho de resgate da autoestima em projetos que oferecem novas possibilidades para os estudantes.

– O que move nosso projeto é saber que ele pode mudar a perspectiva de vida dos nossos estudantes. Hoje, ele não é só um projeto pedagógico, é um projeto social dentro da nossa rede estadual de ensino. O trabalho nasceu em Japeri com o objetivo de criar um elo entre aluno, escola e família. As obras fizeram tanto sucesso, que acabaram sendo comercializadas, e o projeto tomou um novo rumo e mais um objetivo: a geração de renda. A criançada levou um dinheiro para casa, felizes porque viram que o trabalho delas tem valor, que tem pessoas que gostam, admiram o que elas criam. E muitas famílias começam a ver o jovem com outro olhar, a ver um jovem com perspectiva – explica ela.

Peter também faz questão de destacar a parceria da equipe diretiva das escolas, ressaltando que conta com o apoio delas para que o projeto se mantenha na escola. 

– Digo sempre que estou aqui como promotora e divulgadora do potencial artístico dos nossos alunos. Ao longo desses anos, tenho encontrado crianças de 12, 13 anos, que têm alma de artista. Já nascem com o pincel na mão. Sou agradecida pela oportunidade de trabalhar com tantos talentos – finalizou a professora.

A aluna, Carolina Brígido, 16 anos, na 2ª série do Ensino Médio do Ciep Etec 196 São Teodoro, conta que, desde criança, gostava de desenhar, fazer colagens e pintar com tinta guache todos os seus desenhos.

–  Participar do workshop foi muito bom. Foi, definitivamente, uma experiência nova que eu vou levar para a vida. Eu sempre gostei de criar, mas nunca tinha pintado telas da forma como faço, hoje, depois de cursar as oficinas da escola – revela a estudante que pretende cursar Belas Artes.

Participaram do workshop os estudantes Bryan Félix, Carolina Brígido, Harley, Ingrid Kaylane, Júlio Gerardelly, Ketlyn, Maria Eduarda, Mariana Duarte, Rayssa Olavo, do Ciep Etec 196 São Teodoro; Heitor Marinho, do Colégio Estadual Almirante Tamandaré; e Lusiete Ramos, Maria Eduarda Marinho de Souza e Miguel Victor, do Colégio Estadual Engenheiro Pedreira.

Foto:  Divulgação - Seeduc-RJ