Alunos de escola estadual iniciam aulas de Italiano e Curso Livre de Introdução ao Design

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

17.11.2017

Alunos do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, começaram um Curso Livre de Introdução ao Design e as aulas de Língua e Cultura Italiana. Duas turmas realizam as atividades duas vezes por semana. O projeto pretende levar a língua italiana para os jovens, ampliando o conhecimento cultural e, ainda, promovendo uma capacitação em design com foco na qualificação profissional.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Istituto Europeo di Design (IED), uma escola internacional que é referência em educação e design, e o Istituto Italiano di Cultura (IIC), órgão oficial do Governo da Itália, vinculado ao Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro. Além do material didático específico do idioma, os docentes da rede estadual serão capacitados por profissionais do IED para ministrar as aulas do Curso Livre de Introdução ao Design.

– É fundamental levar essas oportunidades aos estudantes do Rio de Janeiro. Parcerias nas áreas da educação e da cultura sempre dão bons resultados para os jovens – destacou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, a parceria é pioneira no país e o projeto será ampliado nos próximos anos. 

– Os alunos começaram esse projeto e, em 2019, está sendo modelado um Curso Técnico e a escola passará a ofertar Ensino Médio em Tempo Integral e Intercultural, com aulas de Italiano. Ou seja, os jovens que se formarem neste colégio poderão ter o diploma de um Curso Técnico nas mãos e fluência no idioma – declarou Victer.

O cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Riccardo Battisti, disse que a parceria fortalece os laços entre Brasil e Itália.

– Essa iniciativa tem um valor simbólico e cultural muito grande, pois além de ofertar novas oportunidades na área da educação, os jovens vão aprender a falar Italiano, estreitando essa relação entre os países – comentou Riccardo Battisti.

De acordo com Fabio Palma, diretor do IED, a proposta terá um impacto cultural e estratégico no campo profissional e os bons resultados serão vistos no decorrer dos anos.

– Essa parceria tem pontos fundamentais, pois junta instituições de diferentes países e coloca o design como oportunidade de formação, capacitação e crescimento cultural e com um grande potencial gerador de emprego e renda – disse Fabio Palma.

A diretora do Istituto Italiano di Cultura, Livia Raponi, reforçou que a difusão da Língua Italiana é uma das prioridades da instituição e que a proposta é importante para que os jovens brasileiros tenham cada vez mais interesse pelo idioma. 

– A educação é um ponto fundamental no desenvolvimento de uma sociedade. É muito satisfatório contribuir com esse projeto e outros que devem ser desenvolvidos no âmbito da educação e que têm a ver com a cultura e a Língua Italiana – finalizou. 

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com cinco escolas interculturais que ofertam ensino de línguas estrangeiras, como Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Turco, além de duas escolas que contam com aulas de Árabe e Coreano.