Rio de Janeiro
06.12.2024Computadores, notebooks, TVs de 85 e 50 polegadas, impressoras, óculos de realidade virtual, câmera fotográfica e muito mais. É com todos estes equipamentos tecnológicos que, a partir de agora, os estudantes do Ciep 488 Ezequiel Freire, em Itatiaia, no Sul Fluminense, terão aulas do Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais nos novos laboratórios de Informática e Desenho de Digitalização. apresentados à comunidade escolar nesta quarta-feira (4/12). O espaço foi criado a fim de contribuir para a formação dos alunos, trazendo tecnologia, interatividade e inovação. Esta iniciativa faz parte do projeto Profi-San, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), a Firjan Senai, o Riosolidario e a Nissan.
Leonardo Carvalho, de 16 anos, é um dos estudantes beneficiados com o novo ambiente digital. Ele é apaixonado por jogos e sonha em trabalhar criando games pelo mundo afora, após concluir os estudos.
– Vim para este colégio justamente porque soube que o foco é game. Tenho esta paixão desde criança. Estou amando fazer esta formação técnica. Está sendo ótima! Até agora, a parte que mais gostei foi criar junto com os meus colegas dois jogos, um em 2D e outro em 3D – disse o aluno.
Angélica Alvarenga, diretora-geral da unidade escolar, destacou que este espaço possibilitará que os alunos tenham acesso às novas tecnologias que não possuem em suas casas.
– O sonho da escola era ter um laboratório de informática e, agora, ganhamos dois. Graças à união e à lealdade com os nossos parceiros, o avanço chegou na nossa escola – disse a diretora.
Os dois ambientes passaram por reforma com a realização de pinturas, readequação da rede elétrica e novo mobiliário para receber o projeto.
– O maior objetivo desta parceria é fazer com que o estudante permaneça em sala de aula e conclua o desenvolvimento dos seus estudos, para que alcance sucesso no mercado de trabalho. A escola tem um papel condutor no projeto de vida do cidadão. É pela escola que ele tem que fazer as suas escolhas. Essa é uma oportunidade ímpar para ele mudar a trajetória do seu desenvolvimento humano e profissional – declarou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.
Foto: Ana Cabral - Seeduc-RJ