Alunos de escola em Cariacica participam de projeto que simula investigação criminal

Secretaria de Educação do ES

25.10.2019

Diversas atividades sobre perícia criminal estão sendo realizadas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Cariacica. Trata-se do “Projeto “CSI”, que objetiva oferecer aos estudantes aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática, por meio da análise de uma cena de crime.

Além da interdisciplinaridade, o projeto também funciona como estímulo do uso de tecnologias para fins didáticos e pedagógicos, tendo em vista que as “pistas” são codificadas em QR codes espalhados pela cena do crime.

Esta já é a segunda edição do “Projeto CSI”, projeto idealizado pela professora de Biologia, Daniely Bárbara Bollis Rabelo, e que, também, conta com a colaboração dos demais professores, equipe pedagógica, coordenação e direção para a organização e viabilidade das atividades realizadas.

“Devido ao grande número de alunos interessados em participarem das atividades, o projeto foi dividido em etapas. As turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio participaram de oficinas de coleta e análise de impressões digitais e de acidentes de trânsito. Já os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram da visita e análise da cena do crime”, contou a professora Daniele.

Além dos professores envolvidos, o projeto conta, ainda, com a colaboração de Peritos Oficiais Criminais da Polícia Civil (PC/ES) por meio de palestras e de materiais como o “BlueStar” (conhecido popularmente como “luminol”), utilizado nas simulações de cenas dos crimes.